SóProvas


ID
2501104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a tríade cidade, ambiente e cultura, julgue (C ou E) o seguinte item.


No Brasil, as periferias metropolitanas podem ser caracterizadas por trazerem elementos de reprodução da vida rural pregressa do país, como são, por exemplo, os casos de Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte.

Alternativas
Comentários
  • CERTO.

    Pregressa: Que ocorreu antes, anteriormente: anterior, antecedente, passada, precedente, prévia, primeira, preliminar, predecessora, antepositiva.

  • Não quero brigar com a banca, mas não vejo dado empírico que comprove a afirmativa. Se alguém puder jogar uma luz sobre essa questão, ficaria grato.

  • Antes da década de 60 a população brasileira era predominantemente rural. E era onde estava situada a faixa mais pobre e marginalizada. Com o incremento da urbanização no país motivado pela crescente industrialização, esta faixa da população apenas mudou de lugar: para a periferia das grandes metrópoles. Estas periferias retratam hoje o que é a desigualdade social e concentração da renda em uma pequena parcela da população. Desta maneira, foi o que entendi que a questão queria cobrar, ao citar " as periferias metropolitanas podem ser caracterizadas por trazerem elementos de reprodução da vida rural pregressa do país."

     

    Peço auxílio se me equivoquei muito.

  • Sabemos que as regiões metropolitanas são causadas por causa da migração massiva advinda do campo. Mas olha que redação porca a da questão: faz parecer que nas regiões metropolitanas os hábitos são os mesmo que no campo.

  • É sabido por todos que a favelização foi impulsionada pelo êxodo rural. Muitos dos que hoje habitam as periferias das grandes cidades têm os seus ascendentes no campo.

  • "...elementos de reprodução da vida rural pregressa do país..."

    Vejo o quão é importante a interpretação dos períodos nos concursos. Você estuda e sabe o conteúdo, mas na hora da prova não consegue interpretar o que a questão está a afirmar. Então a dúvida domina o candidato e em provas do Cespe, em que a errada anula a certa, você deixa de responder. 

    Como era a vida rural pregressa? Quais suas características? Essas características são os elementos que hoje estão presentes na periferia de grandes cidades? Acredito ser, por exemplo, a falta da educação, a falta de dinheiro, pois as casas na periferia são mais baratas e também os seus aluguéis. Também podemos associar a adaptação fácil da vida na periferia por famílias camponesas, já que no meio rural muitas delas não tinham nem energia. Então podemos concluir que a periferia sofreu muito a influência das características dos camponeses pobres que não tinham outro destino senão morarem afastados dos centros das grandes cidades.

     

     

  • Guiei-me pelas minhas observações. No limite da cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente no bairro de Santa Cruz, observa-se criação de gado. Vejo um vaqueiro tocando a boiada. Em alguns locais do suburbio carioca, localizados em áreas mais carentes, é possivel ver plantações de verduras em áreas de torres de alta-tensão. Em goiania isso deve ser mais acentuado. Em São Paulo já não sei, mas acredito que ocorra sim. 

  • A questão é muito metafórica. Trazer elementos que reproduzem a vida rural de antanho pode significar tanta coisa!!! Nas periferias de São Paulo há uma densidade demográfica que parece colocar as pessoas confinadas como gado. É isso, Banca CESPE? 

  • A afirmativa em outras palavras: é possível ver "coisas da roça" nas periferias das grandes cidades.

  • Questão bizarra. 

    As periferias metropolitanas não são CARACTERIZADAS por trazerem elementos de reprodução da VIDA RURAL pregressa.

    As periferias trazem elementos disso?! OK
    As periferias têm urbanização, precária, semelhante à urbanização do século XX na A.L. ?! OK. Se Caracterizam por essa semelhança?! TALVEZ.

     

  • No momento, a única questão que me veio a mente foi sertanejo universitário

  • Dados empíricos, por gentileza? E que caracterizem?

    A periferia metropolitana de São Paulo não tem essa característica, a não ser que você inclua áreas rurais, mas aí, praticamente qualquer área rural no país vai ter um gado pastando ou uma horta.

    Então estamos falando de economia, não cultura e ambiente...

  • ACHO QUE ESTE ARTIGO RESPONDE BEM À QUESTÃO

     

    http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n4/9749.pdf

  • Questão mal formulada, passivel de interpretação extensiva muito considerável para estar na 1ª fase. A banca errou a mão nesta uma, sem dúvida.

  • Na periferia da região metropolitana de São Paulo há pessoas que moram em sítios, assim como pequenos agricultores, o que já poderia caracterizar como "elementos de reproução da vida rural pregressa do país". Note que a questão fala apenas em "elementos"! Imagino que isso possa ser encontrado na periferia de qualquer metrópole.

    De qualquer forma, a questão é bem ruim.

  • Questão politicamente incorreta. 

    Questão raiz. 

    Não dá para perder esse ponto.

    Gabarito: CORRETÍSSIMO.

  • Gabarito: CERTO.

     

    O Brasil tinha mais da metade de sua população vivendo no campo até a década de 1960. De lá para cá, o índice de urbanização cresceu bastante e atualmente mais de 80% da população vive em áreas urbanas.

    Este movimento migratório, do campo para a cidade, é chamado de êxodo rural e é provocado por diversos fatores como a mecanização do campo (que diminui a necessidade de mão de obra nesta área) e o desenvolvimento industrial (que atrai mão de obra para as grandes cidades).

    Estes fatos fizeram com que uma grande parcela da população rural brasileira migrasse para as metrópoles, se fixando nas regiões mais pobres e com menos infraestrutura destas cidades: as periferias. Grande parte destes migrantes era oriundo do nordeste brasileiro, levando sua cultura para os grandes centros econômicos do país, como os citados na questão.

     

    Prof. Giovanni Mannarino
     

  • O processo de urbanização modifica o padrão de organização entre o centro e a periferia e redefinem o significado tradicional da periferia urbana, no que se refere ao seu conteúdo social e econômico. Segundo Roberto Lobato Correa, a periferia urbana tem sido usualmente considerada com aquela área da cidade que em termos de localização situa-se nos arredores do espaço urbano. Trata-se de uma faixa periférica que, a cada momento que se considera inclui: áreas que se acham urbanizadas e nos limites do espaço urbano continuo, áreas onde a urbanização ainda é incipiente, coexistindo com áreas de agricultura, ora intensiva, ora extensiva, ou então marcada por uma forte esterilização. Em realidade, ainda segundo o autor, pode-se falar em uma periferia suburbana ou subúrbio simplesmente, e em uma periferia rural-urbana. Para ele: Tanto o subúrbio como a periferia rural-urbana são expressões dos processos sociais especializados, através dos quais a urbanização prossegue. Em linhas gerais considera-se que o subúrbio de hoje foi em um passado mais ou menos próximo a periferia rural-urbana; esta, por sua vez, já foi uma área plenamente rural. Nesta periferia urbana, assim incompletamente definida por ora, que. se verifica a mudança mais palpável do rural ao urbano. Portanto e um tema pertinente a temática das relações cidade-campo.

    FONTE : CORRÊA, Roberto Lobato, A periferia urbana.

  • Se pensar pelo lado cultural acerta, simples.

  • Basta lembrar que se verificam, nas periferias metropolitanas brasileiras, as atividades de subsistência hortifrutigranjeiras, a criação artesanal de aves e, até mesmo, o uso de veículos de tração animal.

  • A questão elaborada pela banca tem como tema de análise o processo de urbanização que ocorreu aqui no Brasil, com maior força, a partir da década de 1970.
    Para responder essa questão, o candidato precisa ter ciência dos fatores que desencadearam nesse processo tão acelerado, além de fazer uma correlação precisa entre as práticas socioculturais do meio rural com a vida nas periferias urbanas.
    É importante ressaltar que o processo de Urbanização aqui no Brasil foi bastante acelerado. Pra se ter uma ideia, na década de 1940, apenas 31% da população brasileira morava nas cidades. Trinta anos depois, o porcentagem marcava 56%, marcando uma inversão demográfica na população brasileira.
    Entre os fatores que promoveram essa urbanização acelerada aqui no Brasil podemos citar os seguintes fatores:
    1 - A Industrialização Brasileira que se concentrou primeiramente nos grandes centros urbanos da Região Sudeste na década de 1950, e décadas depois se espalhou por outras regiões brasileiras.
    2 - A Revolução Verde, ocorrida na década de 1970, que trouxe várias inovações tecnológicas para o espaço agrário brasileiro, mas que causou intensas mudanças na dinâmica socioeconômica da população rural como o processo de concentração fundiária (muitas terras nas mãos de poucas pessoas) e a mecanização agrícola (substituição do homem pela máquina) causando o desemprego estrutural.
    Esses fatores causaram o fenômeno migratório chamado êxodo rural, que marcou a mudança massiva dos trabalhadores rurais em direção às grandes cidades.
    Esse movimento que ocorreu de forma bastante intensa e acelerada, não foi contemplado pelas políticas públicas dos governos e gestões de grandes cidades que não prepararam os centros urbanos para receber essa grande parcela de pessoas oriundas do meio rural brasileiro. Desse modo, essa população ocupou as áreas periféricas e carentes de infraestruturas.
    A assertiva está CERTA, pois nesse processo migratório, a população que veio em massa do meio rural, levaram sua cultura, suas práticas sociais para essas regiões mais afastadas, o que tornou possível a implementação do modo de vida rural para as periferias urbanas.
    Gabarito do Professor : CERTO.

  • Periferia causadas pelas migrações acelerada de pessoas do campo!

  • Tem gente afirmando que a questão é politicamente incorreta??? raiz?? Mas onde? é uma questão absolutamente comum.