SóProvas


ID
2501107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Considerando a tríade cidade, ambiente e cultura, julgue (C ou E) o seguinte item.


As periferias enquanto espaço social são lugares de construção cultural cotidiana influenciadas pela cultura de massas, que é parte da indústria cultural, e retroalimentam esse setor da economia quando suas manifestações culturais são apropriadas e transformadas em produtos consumidos em escala local, regional e global.

Alternativas
Comentários
  • Ate´imagino a cara dum ser que faz uma questao desse naipe...

  • Nada misterioso. A periferia produz cultura e retroalimenta este setor econômico, seja em qual escala for, vide o funk, o brega etc

  • Certo! A periferia, como a densidade demográfica é quase sempre alta (renda per capita baixa), é uma área que produz e é influenciada pela cultura de massa.

  • Tanta coisa boa para perguntar. IR ultimamente tá fazendo questão de colunista de domingo

     

  • Vide Anitta.

  • acho que todo mundo pensou a mesmo coisa hahahahahah

  • certo...

     

    São exemplos: o funk, as gírias, passinhos, roupas, ultimamente ficou muito famoso também o fato das meninas usarem fita isolante para se bronzearem .... etc

  • ''As periferias enquanto espaço social são lugares de construção cultural cotidiana influenciadas pela cultura de massas, que é parte da indústria cultural, e retroalimentam esse setor da economia quando suas manifestações culturais são apropriadas e transformadas em produtos consumidos em escala local, regional e global.''
     

    ''A cultura de massas padroniza e homogeneíza os produtos. Contudo, isso gera o mesmo efeito nos consumidores, os quais são induzidos a desejos e necessidades superficiais. Tudo isso tem uma meta muito clara: as vendas e o consumo. Desse modo, substitui-se a vasta gama de cultura erudita, cultura popular e folclórica, por simulações dessas culturas autênticas. Esses simulacros devem satisfazer um denominador comum, para um consumidor comum. Isso sugere a simplificação dessas culturas para vendê-las em larga escala, segundo a lógica do capitalismo industrial e financeiro. Assume-se que a cultura de massas agrada uma grande maioria anônima e amorfa de consumidores. Porém, na verdade, ela mascara os interesses de lucro fácil e garantido para os referidos conglomerados midiáticos mundiais.''

    Se compararmos ritmos musicais como o rap, sertanejo, o funk carioca, o hip-hop, o pagode e a música eletrônica ao momento atual, conseguimos perceber a influência de versão ''pop'' assinada pelas grandes gravadoras, retroalimentando a indústrica cultural.  O mesmo vale para as vestimentas, os traços reproduzidos em séries televisivas e no cinema. Uma bandana vermelha, por exemplo, poderia significar o pertencimento a um grupo como o ''comando vermelho'' na periferia brasileira ou ''blood´s'' na periferia norte-americana. Um tempo depois, é apenas vendido com um adereço da cultura hip-hop. 

  • E se a questão fosse do ano passado? Rap, Hip-hop, Jazz... expandam suas mentes.

  • https://www.youtube.com/watch?v=wa2pyKcNg50

  • Escala global?
  • Turismo na favela.

  • Vai malandra!

  • Só lembrar das favelas cariocas

  • Quando o capitalismo ainda não era o modelo econômico vigente no mundo, a cultura popular era vista como um conjunto de manifestações humanas que exemplificam as crenças, os mitos, os símbolos, as imagens, o folclore, os hábitos e os valores. A partir da Revolução Industrial e, consequentemente, a implantação do capitalismo, a cultura popular se bifurcou, criando, assim, um novo seguimento, a cultura de massa.

    A cultura de massa é uma mercadoria, que visa sempre gerar o lucro. Os produtos são muito parecidos, perdendo assim a sua individualidade. As pessoas, que antes eram importantes para a produção cultural, limitam-se a apenas exercer o papel de consumidoras, tornando-se secundárias nesse sistema. Além disso, elas também perdem a autonomia. Os indivíduos passam a querer um determinado produto não pela necessidade, mas por todos terem.

    O carnaval de Salvador é um exemplo de cultura que se criou como um movimento popular e, com o passar dos anos, passou a ser, também, um produto, unindo assim as duas culturas. O que se iniciou com um grupo de pessoas que iam as ruas para se divertir transformou-se em uma grande indústria onde astros da música baiana cantam em cima de um carro, separados do povo, privilegiando aqueles que pagam altos preços para curtir.

  • Tipo Anitta indo tocar no Coachella

  • Como estudamos, a cultura de massas é produto da indústria do entretenimento, que pasteuriza as manifestações artísticas e culturais e as apresenta à sociedade em forma de mercadorias.

    Com a disseminação da cultura de massa em diversas escalas (local, regional, global), e por variados meios de comunicação (TV, internet e rádio, dentre outros), a cultura de massas tem nas periferias vários elementos culturais para absorver e pasteurizar, bem como consumidores para quem irá vender suas mercadorias artísticas. 

    Resposta: Certo.

  • A questão acima pede para o candidato julgar uma afirmativa sobre a cultura na periferia, que segundo o enunciado, é apropriada por setores econômicos que transformam essas práticas culturais periféricas em produtos que são consumidos em escala local, regional e global.

    É importante entender que as pessoas que moram em periferias têm uma maior dificuldade de acessar equipamentos culturais (shoppings, museus, cinemas, shows, etc), uma vez que os mesmos estão presentes nas áreas mais centrais do espaço urbano, o que dificulta o acesso por parte dessa população mais pobre.

    Nesse sentido, a periferia se reinventa perante as dificuldades de acesso, e criam suas próprias práticas culturais, no sentido de se socializarem entre si e de apropriar de seus espaços de vivência. Exemplo disso são os bailes funks que ocorrem bairros periféricos, e que hoje se apresentam como culturas de resistência.
    Entretanto, essas culturas de resistência (como o próprio funk, rap, danças de break, entre outros) que são praticados na periferia, vêm sido apropriadas pela indústria cultural, que transformam essas práticas culturais em produtos pra serem consumidos. Um exemplo é a indústria de funk, que anualmente movimenta milhões de reais e que vem sendo consumido em massa no país. Prova disso, são os inúmeros hits de funk que fazem sucesso em programas de TV, em plataformas de vídeo na internet e em grandes gravadoras profissionais, que pela divulgação e capilaridade, alcançam público de outros países. Como exemplo podemos citar a cantora Anitta - que tem ampla carreira internacional -, Mc Ludmilla, a música "vai com o bumbum tan tan" que tem bilhões de views no Youtube, entre outros.
    Portanto, a afirmativa está CERTA.


    Gabarito do Professor: CERTO.