SóProvas


ID
2501119
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Atualmente, dos dez países mais populosos do mundo, um está na África (Nigéria), cinco na Ásia (Bangladesh, China, Índia, Indonésia e Paquistão), dois na América Latina (Brasil e México), um na América Anglo-saxônica (EUA) e um na Europa (Rússia). Sétima maior população do mundo, a Nigéria é o país que apresenta maior ritmo de crescimento, e deve ultrapassar os EUA até 2050, passando a ocupar a terceira posição entre os mais populosos. A atual população mundial de 7,3 bilhões de pessoas vai alcançar as marcas de 8,5 bilhões até 2030 e de 9,7 bilhões em 2050. Com esse ritmo, o planeta deve chegar a 2100 com 11,2 bilhões de seres humanos, um crescimento de 53% em relação ao presente.


Organização das Nações Unidas (ONU). Perspectivas da população mundial: a revisão de 2015. 2016 (com adaptações).

Tendo o tema desse fragmento de texto como referência inicial, julgue (C ou E) o item subsequente, considerando aspectos geográficos diversos relacionados aos movimentos migratórios internacionais e intranacionais.


Devido ao envelhecimento da população, à diminuição drástica das taxas de natalidade e à necessidade de mão de obra jovem para manter sua economia, diversos países da União Europeia têm adotado políticas de legitimação de migrações ilegais e de concessão de asilo político.

Alternativas
Comentários
  • Não corresponde com a realidade de diversos países europeus a legitimação de migrações ilegais e de concessão de asilo político. Prova disso, é o Reino Unido saindo da União Europeia para poder ALTERAR AS POLÍTICAS DE MIGRAÇÃO e CRIAR SEU REGULAMENTO PARA A ENTRADA DE REFUGIADOS. Assim como, a eleição de Le Pen, na França, com forte discurso ultranacionalista, o qual não economiza em promessas agressivas contra imigrantes.

  • ERRADO

     

  • Pelo contrário existe uma cultura de política anti imigração e a crescente da extrema direita na Europa.

  • Le Pen foi forte canditada, mas não foi eleita. O presidente da França é Emmanuel Macron.

  • Acho que o erro principal é "asilo político" .... asilo político não tem nada a ver com isso ...

  • Errado

     

    Segundo matéria veiculada na Isto é:

     

    A Europa contra os imigrantes

    Pesquisa mostra que cresce a rejeição a refugiados no Velho Continente, escancara preconceitos contra cidadãos islâmicos e deixa a líder alemã Angela Merkel cada vez mais isolada.

     

    fonte: https://istoe.com.br/europa-contra-os-imigrantes/

  • Complementando o Geraldo Sampaio, o erro da questão também está em "Diversos Países". Apesar da crescente rejeição no âmbito da Europa Ocidental aos movimentos migratórios, ALGUNS países como Alemanha e Suécia têm adotado políticas de legitimação de imigração ilegal, ao criarem mecanismos para aceitar refugiados ou em busca de mão de obra menos qualificada para exercício de subempregos. Muito cuidado com as construções textuais... Se a questão trouxesse uma acertiva em que TODOS os países da UE estariam em processo de rejeição a políticas migratorias, esta poderia ser considerada ERRADA.

  • De fato, demograficamente as populações europeias estão envelhecendo e deveriam estar diminuindo. Mas nem por isso seus países fomentam a imigração. A Europa já teve uma forte política de favorecimento e incentivo à imigração. Só que isso foi no pós-Segunda Guerra Mundial. Desde os anos 1970 e, particularmente nos últimos anos, com a crise de refugiados sustentada, especialmente, pela gerra civil na Síria, a tendência das políticas de imigração europeia é de restringir o acesso de imigrantes. Inclusive dos imigrantes que procurm asilo político.

  • O período "políticas de legitimação de migrações ilegais" também deixaria a questão errada, mesmo se os outros pontos já citados pelos colegas estivessem corretos.
    Nenhum país estimularia "migrações ilegais", que é diferente de estimular a entrada de refugiados( que não são migrantes ilegais pelo Direito Internacional Público).

  • Alternativa ERRADA

    Os países europeus estão criando uma barreira pois são muitos imigrantes a todo momento, dificil de controlar e geram vários problemas à esses países, até de terrorismo e aumento de violência.

  • Cuidado... o erro da questão está apenas em "legitimação de migrações ilegais...", pois a UE tem sim procurado atender os refugiados, não apenas por caridade, mas pelos fatos mostrados no item. Temos que lembrar que asilados são diferentes de imigrante ilegal, são conceitos diferentes.

     

    "A Europa já vem há tempos apresentando o debate sobre a imigração de forma disjuntiva: proteger os refugiados que fogem de situações de insegurança ou permitir a estadia dos imigrantes ilegais. O Executivo europeu considera que, para se dedicar à atenção das pessoas que pedem asilo, a União Europeia precisa expulsar rapidamente aqueles indivíduos que não requerem proteção internacional." (EL PAÍS - Internacional. Em: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/28/internacional/1488317153_687143.html)

  • Questão interessante que leva o candidato a refletir sobre os benefícios do acolhimento de refugiados. Isso é um ponto crucial para abordar na discursiva se for tema de migração na atualidade.

  • GABARITO: ERRADO

    Porém, marquei "certo" porque quando ele fala "diversos países" ele deixa em aberto casos como o da Alemanha e da Suécia que atuamente contam com o maior recebimento de Sírios e outros tipos de imigrantes que tem suprido lacunas nas suas economias sobretudo nos setores considerados "subempregos". Outros países estão começando a adotar esse caminho.

    Para mim, o erro está quando ele fala em "asilo político" como forma de contribuir nesse processo. Os asilos não são concedidos para suprir falta de mão de obra e o texto dá a entender isso.

  • Entra em total contradição com que vemos no noticiário ultimamente.

  • Gabarito: ERRADO.

    A extrema direita vem ressurgindo com força em diversas regiões da Europa.

    Na Inglaterra, apenas a capital Londres votou massivamente pela permanência na União Européia, já que esta facilita muito o programa de migração.

  • olha... na prática é isso o que ocorre sim. legitimação da imigração ilegal e acolhimento de todos os perseguidos do mundo. Mas a teoria é sempre diferente. 

  • Na verdade essa prática vem ocorrendo na atualidade. Provavelmente no tempo da aplicação dessa prova esse fato não era tão notório ou difundido em vários países.

  • UE: SOFRE COM AS MIGRAÇÕES.

    GABARITO= ERRADO

  • olhem o texto ja dava para matar a questão

    Tendo o tema desse fragmento de texto como referência 

    ou seja, resposta tá no texto!!!!

  • Rafael Santos Ferreira Santos,

    o texto associado elenca os 10 países mais populosos do mundo, fala que entre os 10 a Nigéria é o que tem maior ritmo de crescimento e depois informa as projeções para a população total do planeta em determinados anos.

    O fato de que, com este texto, você conseguiu "matar" uma questão que fala sobre o envelhecimento da população, as baixas taxas de natalidade e as políticas de migração do continente Europeu, me diz que tu só podia estar fumando um enquanto respondia as questões do QC!!!!!

  • Acho que o grande calcanhar de aquiles da questão é mistruar os migrantes em situação irregular com asilo político. Tudo que ela diz é verdade, em tese, mas a concesão de asilo não tem nenhuma relação com reposição de mão de obra, deficit populacional e tal. asilado vc acolhe por questões politicas/humanitárias e não demográficas

  • Devido ao envelhecimento da população, à diminuição drástica das taxas de natalidade e à necessidade de mão de obra jovem para manter sua economia, diversos países da União Europeia têm adotado políticas de legitimação de migrações ilegais e de concessão de asilo político.

    GABARITO E

  • QUESTÃO: ERRADA

    A Europa NUNCA legitimou a migração ilegal e nem concede asilo político, com o objetivo de adquirir mão-de-obra.

    Apesar da defasagem da mão-de-obra, a Europa tem defendido políticas, sobretudo xenofóbicas, para defender o interesse de sua gente. A conquista do trabalho pelo imigrante tem sido objeto de discussão para proteger o emprego do cidadão europeu.

  • A Geografia da população e a demografia são temas clássicos e recorrentes. Na escala global temos o envelhecimento populacional de países desenvolvidos, contrastando com a grande natalidade de países em desenvolvimento. Compreender as estruturas etárias e condições de vida da população dos locais é fundamental nos estudos sobre o tema. Sobre a migração e sua relação com a estrutura demográfica europeia julgamos o item a seguir:

    Análise do item:

    De fato, o envelhecimento da população europeia é um fenômeno bem conhecido e estudado, porém no que diz respeito a migração esta não tem sido utilizada como forma de amenizar o problemas demográfico, já que a esmagadora maioria dos migrantes que buscam entrar na Europa não possuem boas qualificações profissionais e, num primeiro momento após a sua entrada, produzem grandes gastos com assistência social. Estes problemas tem sido utilizados por grupos políticos contrários a migração em massa para a região e as políticas migratórias tem sido uma das grandes questões em disputa entre os países membros da União Europeia assim como demais países da região. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO




  • A Europa tem criado mais barreiras ainda para barrar os migrantes. inclusive dando ajuda financeira aos países fronteiriscos como a Turquia. Essa questão dos migrantes é inclusive uma das causas da saída da Inglaterra da União Européia, ou seja, uma glbalização como perversidade.