SóProvas


ID
2501125
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Atualmente, dos dez países mais populosos do mundo, um está na África (Nigéria), cinco na Ásia (Bangladesh, China, Índia, Indonésia e Paquistão), dois na América Latina (Brasil e México), um na América Anglo-saxônica (EUA) e um na Europa (Rússia). Sétima maior população do mundo, a Nigéria é o país que apresenta maior ritmo de crescimento, e deve ultrapassar os EUA até 2050, passando a ocupar a terceira posição entre os mais populosos. A atual população mundial de 7,3 bilhões de pessoas vai alcançar as marcas de 8,5 bilhões até 2030 e de 9,7 bilhões em 2050. Com esse ritmo, o planeta deve chegar a 2100 com 11,2 bilhões de seres humanos, um crescimento de 53% em relação ao presente.


Organização das Nações Unidas (ONU). Perspectivas da população mundial: a revisão de 2015. 2016 (com adaptações).

Tendo o tema desse fragmento de texto como referência inicial, julgue (C ou E) o item subsequente, considerando aspectos geográficos diversos relacionados aos movimentos migratórios internacionais e intranacionais.


O início do século XXI tem sido marcado pela intensificação da crise migratória global, pela entrada em massa de refugiados e ilegais no continente europeu, e pela pauta, na agenda política de diversos países, do tema da migração internacional, sendo o Brasil, nesse cenário, um dos integrantes das rotas de migrações internacionais.

Alternativas
Comentários
  • Migraçoes em massa refere-se somente ao continente europeu.

    O Brasil tem recebido um fluxo crescente de refugiados provenientes de países em situação de crises humanitárias, como aquelas vividas por países da África e do Oriente Médio.

    fonte: http://brasildebate.com.br/o-brasil-na-rota-das-migracoes-internacionais/

  • No anos recentes, o Brasil tem recebido leva de migrantes vindo de alguns países da Africa e também da América latina e do sul: Sudão, Congo,Haiti, Venezuela.

  • O Brasil é asilo político como assim está descrito na Carta Magna de 1988.

  • Gabarito: Certo

     

    Número de imigrantes com autorização para trabalhar no Brasil caiu 22,3% em 2016 8

     

    Ao longo de 2016, apenas 28.658 imigrantes conseguiram autorização para entrar no mercado formal, um declínio de 22,3% em relação ao ano anterior. Até o começo do ano passado, a instabilidade da economia tinha impactado o emprego dos trabalhadores nacionais. Os estrangeiros, no entanto, só sentiram o efeito da crise agora, quando o agronegócio que emprega haitianos e latino-americanos no corte de aves e suínos começou a enfrentar o impacto da redução das vendas internas e das exportações de carne.

  • Certamente o caso dos venezuelanos em Roraima é o mais sintomático. Ao contrário de comentário anterior, o Brasil não é a casa da Mãe Joana. É país receptor. 

  • O Brasil é rota ou destino? Em qual cenário? O Europeu?
  • CERTA

    Essa foi mais facil que roubar doce de criança, bastava assistir aos jornais que acertaria.

    O acre sofre com imigrantes da venezuela, sem falar no Haiti que é o principal país que escolhe o Brasil como destino. Os asiáticos também estão invadindo o Brasil,

    "Quando você estiver na posse, eu vou estar lá!"

  • O Brasil também é rota de migrantes, como Cubanos, que se deslocam para Uruguai e Argentina. E até pouco tempo, destino final de migrantes do haiti (mas tbm de Senegal e outras regiões da África), alguns percorrendo um longo caminho para chegar até aqui...

     

  • Corretíssima! Com o Trump fechando as portas dos EUA pra muita gente, o "sonho americano" do imigrante desceu para a América do Sul.

  • Questão Perfeita !

  • Gabarito: CERTO.

     

    O Brasil vem sendo sim um polo de recebimento de imigrantes e refugiados neste século XXI.

    De 2010 em diante entrou no país uma grande quantidade de haitianos fugindo da pobreza de seu país de origem, agravada com o terremoto daquele ano. Muitos entraram no país de forma ilegal, por uma rota que vinha do Peru e acessava o Acre, depois se dirigindo à São Paulo.

    Outra nacionalidade que tem estado nas primeiras colocações no número de imigrantes para o Brasil são os bolivianos, muito empregados como mão-de-obra nas confecções de São Paulo, por exemplo.

    Mais recentemente, um grande fluxo de venezuelanos vem migrando para o país em função da crise econômica e política vivida pela Venezuela. O estado de Roraima tem sido a porta de entrada principal para estes imigrantes, em especial a cidade de Pacaraima, que em agosto foi o cenário de um confronto envolvendo os imigrantes e brasileiros que terminou com mais de mil venezuelanos migrando de volta para seu país.

    O Brasil conta, desde maio de 2017, com uma nova Lei de Migração. Ela foi adotada em substituição ao antigo Estatuto do Estrangeiro, vigente desde 1980, que via no estrangeiro como uma ameaça em potencial. A nova lei, no entanto, repudia o preconceito contra o estrangeiro, o racismo e qualquer outra forma de discriminação e concede uma série de garantias para que eles sejam acolhidos.
     

    Prof. Giovanni Mannarino
     

  • Marcos Santos, correto, esqueceu dos chineses, que também tem migrado para o Brasil com intensidade.

  • haitianos, bolivianos e venezuelanos

  • Correto

    2012- haitianos

    2015- sírios

    2018- venezuelanos

  • Só eu que errei pensando que estaria errado por esta escrito migração internacional quando deveria relacionar a palavra IMIGRAÇÃO ao contexto internacional?

  • VENEZUELA FOI O MARCO DE 2018, REFUGIADOS PARA O BRASIL

  • Movimentos populacionais é um dos temas mais abordados em provas e depende de conhecimentos de demografia, geografia da população e amplo acompanhamento do noticiário sobre as crises humanitárias relacionadas aos processos de migração em massa. Sobre as rotas de migração mais importantes da atualidade, julgamos o item a seguir.

    Análise do item:
    O Brasil historicamente recebeu muitos migrantes e, atualmente, na condição de país com a maior economia da região onde se situa, possui as maiores cidades e grande quantidade de postos de trabalho. Assim, tornou-se uma área atrativa para migrantes que tradicionalmente tentariam a sorte em outros países cujas leis migratórias tem se tornado cada vez mais restritivas. O fluxo atual de migrantes para o Brasil é pequeno comparado ao de países da América do Norte ou Europa, mas tende a crescer recebendo pessoas que não vem apenas de países vizinhos mas também da África, Caribe e até mesmo do Oriente Médio.
    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO