SóProvas


ID
2501134
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      Foi a partir da realização da Conferência Eco 92, da qual resultou o Tratado de Quioto (em 1997), que a busca por energia menos poluente e renovável tornou-se uma prioridade em alguns países, como a China e o Japão, que passaram a adicionar álcool (etanol anidro) à gasolina, na busca de diminuir o uso do petróleo e a emissão de monóxido de carbono, um dos gases responsáveis pelo efeito estufa. A partir daí, iniciou-se uma fase de preocupação mundial pela proteção ambiental, por meio da criação de políticas e acordos internacionais, principalmente no que se refere ao aquecimento global.

Lara C.G. Ferreira. As paisagens regionais da microrregião Ceres (GO) – das colônias agrícolas nacionais ao agronegócio sucroenergético. Brasília, Tese de Doutorado, UnB, 2016.

Tendo o texto anterior como referência inicial e considerando os múltiplos temas por ele evocados, julgue (C ou E) o item a seguir.


No Brasil, o setor sucroalcooleiro, além da produção de açúcar e álcool, tem intensificado a geração de energia a partir da queima da biomassa da cana, o que representa uma alternativa ao tradicional modelo de energia hidrelétrica.

Alternativas
Comentários
  • NO BRASIL

    Biomassa é toda matéria orgânica não fóssil, de origem animal ou vegetal, que pode ser utilizada na produção de calor, seja para uso térmico industrial, seja para geração de eletricidade e/ou que pode ser transformada em outras formas de energias sólidas (carvão vegetal, briquetes), líquidas (etanol, biodiesel) e gasosas (biogás de lixo).

     

    Fonte:

    http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2011/12/brasil-e-destaque-global-no-uso-de-biomassa

  •  

    "A contratação de fontes renováveis de energia elétrica complementares à geração hídrica, e que simultaneamente contribuam para a manutenção do perfil limpo da matriz elétrica brasileira, é alternativa estratégica para o futuro energético no curto e médio prazos no Brasil. Entre estas fontes, destaca-se a eletricidade a partir do bagaço da cana-de-açúcar, em função basicamente das seguintes qualificações:
    competitividade em termos de custos;

    complementaridade sazonal com relação ao regime de chuvas;

    maturidade da indústria sucroenergética;

    contribuição na redução de emissões de gases do efeito estufa; e

    proximidade ao centro de carga.

    [...]

    O Brasil conta com 434 usinas sucroalcooleiras, todas elas autossuficientes em energia graças à produção de vapor por meio da queima de bagaço de cana em caldeiras. Porém, somente 20% das usinas (88 unidades) comercializam os seus excedentes de energia elétrica no mercado, sendo 54 centrais de cogeração exportando energia elétrica para a rede de transmissão no estado de São Paulo (61% do total) e 34 centrais em outros 11 estados brasileiros. As novas indústrias já contam com as adaptações necessárias para a produção e disponibilização da energia.

    Estima-se que, se for aproveitada plenamente toda a biomassa de cana disponível no país, seria possível agregar à rede elétrica um volume de energia da ordem de 11.000 MW médios até a safra 2018-2019, o que equivale a uma usina do porte de Itaipu."

    Fonte: https://www.novacana.com/estudos/vantagens-da-bioeletricidade-do-bagaco-de-cana-para-o-brasil-120913/

  • "Representa uma alternativa ao tradicional modelo de energia hidrelétrica" = poderia substituir?!

    Se sim, então, não. Ela pode apenas complementar, pois nem se compara em quantidade.

    A questão me pareceu mal escrita.

     

     

  • As pessoas se confundem com o termo Energia alternativa e acabam usando para situações em que não deve ser empregado.

    O certo, nesse caso, seria falar que a biomassa da cana de açucar é uma fonte de Energia Complementar, como nosso amigo Reno disse. Para ser uma fonte alternativa a energia oriunda de hidrelétricas, seria necessário uma grande queima de biomassa, o que é inviável atualmente. Entretanto, marquei a questão como certa, pois esses são termos específicos de engenharia que as outras áreas não estão acostumadas.

  • CERTA

    É alternativa porque a biomassa é uma forma de se produzir energia, ou seja, energia é energia seja lá como for produzida.

    Não me leve a mal, mas o povo reclama demais. Sempre contesta a banca. Tem que tentar pensar como ela e não bater cabeça.

    "Quando você estiver na posse, EU VOU ESTAR LÁ!"

     

  • Não é possível ser alternativa à hidroeletricidade.
  • A resposta está na própria questão:

    Lara C.G. Ferreira. As paisagens regionais da microrregião Ceres (GO) – das colônias agrícolas nacionais ao agronegócio sucroenergético. Brasília, Tese de Doutorado, UnB, 2016.

  • Gabarito: Certo.

    A questão induz o candidato ao erro. No enunciado, fala-se sobre "energia menos poluente". No entanto, na alternativa, julga-se como verdadeiro a queima da biomassa da cana como uma alternativa para o modelo de energia hidrelética. Como assim?!

  • "(CESPE/IRB/2008 に DIPLOMATA)

    Todas as fontes devem ser aproveitadas, dentro de suas especificidades. (...) o Plano Nacional

    de Energia 2030 mostra exatamente isso: a existência de só uma ou duas fontes não significa

    uma solução. O Brasil necessita, principalmente, daquelas fontes que geram energia em grande

    escala e têm alta disponibilidade, dando segurança ao sistema e tranquilidade aos

    consumidores.

    Internet: <http://www.aben.com.br>.

    Com relação a fontes de energia, julgue (C ou E) o próximo item.


    No Brasil, a biomassa tem sido bastante explorada para a geração de energia, o que resulta no

    fortalecimento da agroindústria brasileira."


    questão muito parecida caiu em 2008

  • HIDROELÉTRICAS CAUSAM IMPACTO AMBIENTAL

    TERMOELÉTRICAS POLUEM MUITO

    BIOMASSA É ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL!

  • A biomassa não seria uma alternativa ao uso de combustíveis fósseis?

  • No mundo contemporâneo, a energia para o funcionamento da economia e da sociedade como conhecemos é um debate de extrema importância que inclui conhecimentos sobre suas principais formas, utilizações, custos, impactos e efeitos geopolíticos. Sobre a relação entre a atividade canavieira e a geração de energia, julgamos a afirmativa a seguir.

    Análise do item:

    O bagaço da cana após sua moagem é queimado produzindo energia. Esta energia é considerada como alternativa, já que não provém de fontes tradicionais e também é considerada como renovável. A cada colheita, produz-se nova quantidade de cana que ao ser moída produzirá mais bagaço que vira energia completando o ciclo. A produção de energia por biomassa cresce ano após ano no Brasil recentemente. 

    GABARITO DO PROFESSOR: CERTO