SóProvas


ID
2501140
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2017
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

      O Brasil é, na América Latina, um dos países que mais reorganizou sua atividade agropecuária desde meados do século XX. Desde então, a reestruturação produtiva da agricultura brasileira tem-se norteado pela racionalidade com funcionamento regulado pelas relações de produção e distribuição globalizadas, direcionando-se, cada vez mais, ao atendimento da crescente demanda do mercado urbano interno e à produção de commodities para a exportação, in natura ou após passarem por algum tipo de transformação industrial, o que aumenta seu valor agregado.

Denise Elias. Globalização, agricultura e urbanização no Brasil. Internet: (com adaptações).

Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue (C ou E) o item seguinte, acerca da estruturação e do funcionamento do agronegócio no Brasil.


A expansão da moderna agricultura nos biomas Cerrado e Amazônia tem-se constituído a partir de reduzidos fluxos migratórios em direção às pequenas e médias cidades dessas regiões e de poucos conflitos no campo, uma vez que a mecanização excessiva das atividades agrárias gera poucos empregos tanto no campo quanto na cidade.

Alternativas
Comentários
  • "poucos conflitos no campo" - parei aí! Questão de diplomata very easy

     

  • Poucos conflitos?? Essa guerra no Brasil não tem parada.

     

    Errado..

  • Os fluxos migratórios não são reduzidos em cidades médias, haja vista , que o agronegócio é bastante atrativo em relação às oportunidades de emprego.

  • MAPITOBA.

    17/12/2017

  • "A expansão da moderna agricultura nos biomas Cerrado e Amazônia tem-se constituído a partir de reduzidos fluxos migratórios em direção às pequenas e médias cidades dessas regiões (1) e de poucos conflitos no campo (2), uma vez que a mecanização excessiva das atividades agrárias gera poucos empregos tanto no campo quanto na cidade."

     

    (1) As cidades médias recebem, atualmente, grandes fluxos migratórios. Isso porque o agronegócio gera muitas oportunidades de trabalho nessas localidades  - que ainda oferecem melhor qualidade de vida em relação as metrópoles.

     

    (2) Ainda há muitos conlfitos no campo. Exemplo disso foi o rescente "massacre de Pau D'arco"

    (http://piaui.folha.uol.com.br/materia/o-massacre-de-pau-darco/)

  • ERRADA

    Com a mecanização do campo realmente o número de funcionários nas fazendas diminui, mas surgem centenas de empregos nas agroindústrias. Sem falar que a maioria dos produtos do setor primário como vegetais e frutas são produzidos por pequenos produtores. A questão também erra quando diz que há poucos conflitos.

  • Só se lembrar da MST.

    Errado

  • Apesar da mecanização excessiva das atividades agrárias, fenômeno que intensifica o êxodo rural (por causa dos poucos empregos que passam a ser necessários no campo), a expansão da moderna agricultura nos biomas Cerrado e Amazônia tem-se desenvolvido em conjunto com uma série de conflitos fundiários (no campo/pela terra).

    Resposta: Errado

  • Gabarito: ERRADO

    A expansão da moderna agricultura nos biomas Cerrado e Amazônia tem-se constituído a partir de reduzidos fluxos migratórios em direção às pequenas e médias cidades dessas regiões e de poucos conflitos no campo, uma vez que a mecanização excessiva das atividades agrárias gera poucos empregos tanto no campo quanto na cidade.

     

    Na realidade, a expansão da moderna agricultura nos biomas Cerrado e Amazônia tem-se constituído a partir de grandes fluxos migratórios em direção às pequenas e médias cidades dessas regiões. O agronegócio, embora gere poucos empregos no campo pelo motivo da substituição da força de trabalho humana pelas máquinas, favorece a dinamização da economia das cidades com a abertura de postos de trabalho em atividades ligadas a cadeia produtiva agropecuária (agroindústrias, comércio de insumos, escritórios de vendas, etc), fato que atrai fluxo migratório. Ademais, é sabido que o avanço da fronteira agrícola sobre esses dois biomas tem provocado muitos conflitos no campo entre diversos grupos (fazendeiros, garimpeiros, grileiros, posseiros, índios, madeireiros, MST, etc) pelo uso e ocupação de terras.

     

    Portanto, o item está ERRADO

    TECCONCURSOS

  • Parei de ler em muitos conflitos

  • ERRADO

    Ao contrário da afirmativa, atualmente as cidades que mais crescem no Brasil são as médias cidades. Principalmente aquelas ligadas ao agronegócio, chamadas de cidades do agronegócio. O crescimento populacional intenso está diretamente ligado ao fluxo migratório presente desde o início da história desses municípios perdurando até os dias atuais. 

  • Parei de LER em poucos conflitos no campo.

    GAB. ERRADA

  • Ocorrem fluxos migratórios para as cidades médias? SIM

    Existem poucos conflitos ? NÃO

    errada.

  • As cidades que mais crescem no Brasil são as médias, devido ao fenomeno chamado "migração de retorno"

  • Agricultura brasileira é tema recorrente e devido ao crescimento de sua participação na composição do Produto Interno Brasileiro vem se tornando uma atividade cada vez mais importante para o país e justamente por isso deve ser estudado com atenção. Sobre a expansão da fronteira agrícola brasileira julgamos a afirmativa a seguir.
    Análise do item:

    A expansão da agricultura modernizada de exportação produz consideráveis fluxos migratórios já que mesmo com a intensa mecanização que reduz a disponibilidade de postos de trabalho diretos a atividade possui grande vínculos com as cidades e o setor de serviços que relaciona-se diretamente com as necessidades da agropecuária como máquinas, manutenção, comércio variado, cursos de capacitação de trabalhadores além de outros setores beneficiados indiretamente. 

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADO


  • A modernização no campo significa aumento de mão de obra qualificada e redução de emprego com pouco valor agregado, o que faz as pessoas sem qualificação irem para as cidades, consequentemente, aumentando a disputa por emprego nelas, inclusive empregos informais.

  • A questão se torna errada no momento que passa a dizer que não existe fluxos migratório para o Cerrado e para a Amazônia, já que a expansão agrícola afeta bastante esses dois biomas.