-
O Brasil é o terceiro maior produtor e exportador agrícola do mundo, chegou a essa colocação em 2010 após ultrapassar o Canadá. Fica atrás apenas das grandes potências agrícolas mundiais: Estados Unidos e a União Europeia. Mas, para isso adota parâmetros internacionais de qualidade e custo internacional.
Porém, a Operação Carne Fraca deflagrada pela Polícia Federal abalou a exportação de carne in natura.
"Média diária de exportação de carnes cai 19% após Operação Carne Fraca" - 27/03/2017
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/media-diaria...
"A exportação de carnes pelo Brasil aumentou 9% em março, na comparação com o mesmo mês do ano passado" - 03/04/2017
Fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/balanca-come...
-
Errei a questão por considerar que o "custo Brasil" impede o país de atender a padrões internacionais de custo.
Dessa forma não entendi pq a questão está correta.
-
@Ruither. Provavelmente, o item fez referência aos custos de produção, ou seja, da porta da empresa para dentro. Empresas brasileiras em muitas áreas, e não apenas no agronegócio, possuem excelência administrativa e padrões de custos "da porta para dentro" semelhantes aos internacionais. O problema é quando se considera "da porta para fora", e aí entra o famigerado "custo Brasil".
-
Apesar dos grandes custos com a carga tributária e o trasnporte da produção (consequencia da péssima infraestrutura do país), o Brasil é competitivo no mercado internacional de commodities, se firmando como um dos maiores exportadores de soja, açucar, frango, entre outras.
-
Bastava assistir aos jornais que matava essa..o país é um dos maiores produtores e exportadores de soja, café, bufalos, entre outros.
CERTA
-
O Brasil é extremamente competitivo no mercado internacional.
E para ser manter páreo, quem absorve o custo brasil são os produtores, que obviamente repassam para o consumidor.
-
Errei por causa dos custos.
-
CUSTO BRASIL LÁ NO TOPO E QUEM PAGA SOMOS NÓS!
-
Apesar da logística atrapalhar bastante, ainda é competitivo em custos.
Só fiquei em dúvida nesta parte.
-
O Brasil é o terceiro maior exportador de alimentos do mundo. Tem safras recordes e está na mira para ser o maior produtor nos próximos anos. Segundo previsões, a produção deve passar de 232,6 milhões de toneladas da safra 2017/18 para 302 milhões até 2027/28, representando um aumento de 69 milhões de toneladas (crescimento de 2,5% ao ano).
Atualmente, a área brasileira para a produção de grãos é de 63 milhões de hectares na safra 2018/19, e deve se expandir para 71 milhões até a safra 2027/28. Esse crescimento se baseia no aumento de 70% da produção de grãos no país nos últimos dez anos.
Fonte:blog.jacto.com.br/agricultura-mundial/
-
As regiões produtivas do agronegócio brasileiro são competitivas no mercado global de commodities e caracterizadas pela especialização produtiva que atende a parâmetros internacionais de qualidade e de custos. Não fosse por essa dupla competitividade (de qualidade e de custos), o Brasil não conseguiria alcançar a capilaridade que possui no mercado internacional de produtos agropecuários.
Resposta: Certo
-
Gabarito: CORRETO
Atualmente o Brasil é uma potência agropecuária mundial. A restruturação dos antigos latifúndios brasileiros resultou na formação de complexos agroindustriais modernos com produção ligada à utilização de tecnologias e métodos científicos avançados. A robusta produção abastece o mercado internacional e garante considerável participação no PIB. As principais commodities brasileiras exportadas são a soja, o milho, o açúcar e as carnes. O preço praticado e o atendimento aos parâmetros internacionais, principalmente os fitossanitários, fazem das regiões produtivas do agronegócio brasileiro espaços competitivos no mercado global de commodities agrícolas.
TECCONCURSOS
-
A questão acima pede para o candidato julgar uma afirmação sobre a competitividade do agronegócio brasileiro no mercado internacional se baseando na sua especialização produtiva.
Para responder a questão corretamente é importante que o candidato tenha ciência das características do agronegócio brasileiro, e saber dados referentes a produtividade dessa atividade econômica aqui no Brasil.
Atualmente, o agronegócio se constitui em um setor econômico muito importante para a economia brasileira. Segundo a OMC (Organização Mundial do Comércio), essa atividade contribui com cerca de 27% do PIB do país.
Esse setor econômico envolve uma grande cadeia de produção alimentar que interliga várias áreas econômicas, como a agricultura, a pecuária e a indústria, além do setor comercial que vende e consume as mercadorias produzidas.
Por conta da Revolução Verde, ocorrida na década de 1970, e que trouxe muitas inovações tecnológicas para a produção agrícola do país, muitas regiões que antes não eram propícias para a agricultura se tornaram produtivas e começaram a produzir em larga escala, como é o caso do Cerrado. O agronegócio é uma atividade onde há uma intensa utilização de tecnologia, não sendo utilizado somente no campo, mas também no campo industrial, marcado pela presença de indústrias de sementes, adubos, agrotóxicos e outros insumos agrícolas.
Como características do agronegócio podemos citar a utilização de médias e grandes propriedades rurais, a prática da monocultura - ou seja, quando há apenas um tipo de plantio na terra -, o grande investimento nas produções em larga escala, a intensa mecanização do campo e a produção, que em grande parte, se destina para exportação de commodities como soja, carne bovina, cana-de-açúcar, café, entre outros.
Por conta dessa modernização que a agricultura brasileira passou com a Revolução Verde, o setor agrícola passou por uma intensa especialização produtiva, que trouxe competitividade e qualidade para a produção brasileira.
Por conta dessa especialização produtiva ocorrida, o agronegócio é bastante competitivo no mercado global. Prova disso é que o país é o maior produtor de soja no mundo, um dos maiores exportadores de carne bovina e o maior exportador de cana-de-açúcar do Planeta.
Portanto, a afirmação está CERTA.
Gabarito do Professor: CERTO.