O padrão brasileiro de metadados é um conjunto de características e atributos que representam ou descrevem um objeto, tem a finalidade de localizar, avaliar, descobrir, analisar ou citar o objeto a que se referem, não se limitando a funções, derivou-se do programa biblioteca digital brasileira de teses e dissertações – IBICT. Para a normalização das informações, oriundas de diferentes programas e instituições de pós-graduação, criaram-se o Padrão brasileiro de metadados e o padrão brasileiro de metadados de teses e dissertações (MTD-BR), utilizados para descrever eletronicamente os metadados de teses e dissertações para intercâmbio entre sistema BDTD e outros sistemas.
Padrão MTD compõe-se das seguintes classes de metadados: Metadados de gestão de registros, de descrição de tese ou dissertações, para a identificação de pessoas instituições e metadados de ligação. Os elementos do metadado podem ser complexos ou simples.
(MEY & SILVEIRA, 2009).
Gab. B
d) O MTD-Br possui, além dos elementos do Dublin Core e ETD-MS, metadados que possibilitam a integração dos registros de teses e dissertações com registros de outros repositórios brasileiros, como por exemplo, o banco de currículo da plataforma Lattes. [...] descreve o padrão de metadados que se descreve o padrão MTD-BR, que se compões das seguintes classes de metadados, resumidamente apresentados abaixo:
a) metadados de gestão do registro
b) metadados de descrição da tese ou dissertação
c) metadados para a identificação de pessoas
d) metadados para a identificação de instituições
e) metadados de ligação
Mey p.137-138