a) todos os romances indianistas alencarianos são ambientados no século XIX, época em que viveu o autor, como modo de deixar marcada sua preocupação com a então atual situação política da nação.
Errada, ele não trata do século XIX
b) dos traços constituintes do Romantismo, o que mais se percebe na obra indianista de Alencar é a preocupação com a investigação psicológica das personagens, que busca descortinar suas intenções mais mesquinhas.
Errada, ele não se preocupa com a investigação pscicológica dos personagens
c) os heróis elaborados por Alencar em seus romances indianistas apresentam muitos traços que prenunciam, pela fraqueza de caráter e ausência de nobreza, o anti-herói realista, encontrado na ficção, por exemplo, de Machado de Assis.
Errada, não tinha ausência da nobreza
d) em Iracema, Alencar descreve a tentativa frustrada da personagem principal e de Martim Soares, seu par romântico, para estabelecer, em termos legais, o Tupi como língua oficial da nação brasileira.
Errada, ele não tratava a língua tupi como sendo a oficial do Brasil pq se fosse a oficial ele teria escrito em tupi não é mesmo?
e) romances como Iracema e O Guarani, com temática indígena, fazem parte de um projeto maior, no qual o autor buscou mapear a realidade brasileira em diversos aspectos, lançando o olhar para regiões geográficas diferentes do país.
Correta, não é atoa que em Iracema o texto vai passar a se tratar lá no Ceará que era uma região pouco povoada então ele sim olhou para o país com olhar geográfico