-
A expansão das relações de trabalho capitalistas no campo brasileiro tem contribuído para a eliminação de relações tradicionais de trabalho como a parceria e o trabalho familiar. ( julgo errada)
Definitivamente quem elaborou esta questão não conhece a agricultura catarinense, pois esta apresenta o fortalecimento da agricultura familiar e um imenso número de cooperativas de diversos tamanhos, que reforça a ideia de parcerias.
O processo de industrialização da agricultura no Brasil tem consolidado gradativamente a separação entre a cidade e o campo, entre o rural e o urbano. (julgo errada)
O processo de industrialização tem integradao cidade e campo, pois não raro são os exemplos de operadores de máquinas, e funcionários, que moram nos centros urbanos e deslocam-se diariamente para o campo para trabalhar.
III - A questão dos financiamentos agrícolas no Brasil tem reforçado a expropriação no campo, tendo em vista que a maior parte dos créditos agrícolas tem sido destinada aos grandes proprietários. (julgo coreta)
Em números absolutos, sem dúvida alguma, a maior parte dos financiamentos destina-se aos grandes produtores
II - A internacionalização da economia brasileira tem levado à industrialização da agricultura, demonstrando um crescente processo de inter-relacionamento entre a agricultura e a indústria. ( julgo correta)
Sob a perspectiva de produção de maquinas e tecnologias, cada vez mais cresce o relacionamento entre agricultura e industria, a questão não especifica a qual tipo de indústria está se referindo.
I - A modernização agrícola no Brasil tem sido marcada pela rápida expansão das culturas dos gêneros comerciais de exportação, quase sempre em detrimento das culturas de produtos alimentícios destinados ao mercado interno. (julgo correta)
Correta por motivos obvios, este é exatamente o retrato da agricultura brasileira, ou sejá que os grandes agricultores vão parar de plantar soja e milho pra plantar mandioca ?
Em suma, questão sem pé nem cabeça!
-
A alternativa correta mesmo é a letra C. Pois as afirmações IV e V são ERRADAS.
-
estudando melhor esse tema, eu tb concordo agora que a correta seria a c...mas eu achava mesmo que eram somente a II e III. Como não wxiste essa opção( desceu goela abaixo) marcaria a I tb como xorreta
veja a resposta correta da questão abaixo:
“A agricultura é hoje o maior negócio do país. (...) Apenas [em 2005], a cadeia do agronegócio gerou um Produto Interno Bruto de 534 bilhões de reais.” (Faria, 2006 in: Terra, Araújo e Guimarães, 2009).
A atual expansão da agricultura e do agronegócio no Brasil deve-se, entre outros fatores ao (à)
forte vinculação da agricultura à indústria, ampliando a participação de produtos com maior valor agregado no valor das exportações brasileiras, como os dos complexos de soja e do setor sucroalcooleiro.
-
Excelente comentário do Diego. Examinador mostrou desconhecer a agricultura brasileira, sobretudo a praticada na região sul com a forte presença de cooperativas e agricultura familiar.
-
Questão sem pé nem cabeça (2).
Concordo com o Diego.
Indiquem para comentário, vamos ver a opinião de algum professor.
-
Concordo com o Diego, eu também marquei letra c
-
Nossa, que posicionamento ridículo esse da banca. Extremamente parcial, utópico. Depois fui observar que é um posicionamento "interno". Estado: Goiás- extremamente ruralista.
Nem serve de parâmetro para concursos nacionais... Nem de longe.
-
Questão muito confusa, tendeciosa para o agronegócio, fiquei surpreso pela resposta indicada pelo examinado. Sem sentido essa questão.
-
Como o colega Welberton falou, questão totalmente com característica de legitimar a ação do agronegocio.
-
pra mim o gabarito está errado..
-
QUESTÃO PERFEITA! SE TIVESSE FALANDO UM MONTE DE BOBAGENS SOBRE O AGRONEGÓCIO, APOSTO QUE NÃO TERIA NINGUÉM CHORANDO POR AQUI.
-
Quando vi a resposta correta letra E, pensei: "Hã". Achei que só eu tinha viajado.
-
Indiquem para comentário de algum professor.
-
Esse gabarito está errado. A alternativa correta é a C.
-
Eu marquei C também, gabarito maluco
-
Que banca !!! MIODIOS !!!
-
Também, marquei Letra C.
-
IV - O processo de industrialização da agricultura no Brasil tem consolidado gradativamente a separação entre a cidade e o campo, entre o rural e o urbano. ERRADO
Pelo contrário, atualmente nota-se uma dificuldade muito grande em se diferenciar o urbano do rural. Percebe-se cada vez mais uma ruralização das atividades urbanas, a julgar pelo crescente Êxodo Urbano, em que cada vez mais pessoas buscam a calmaria e tranquilidade do campo frente ao caos urbano. Outra terminologia que justifica o erro da assertiva é a PERIURBANIZAÇÃO, termo que caracteriza o avanço das atividades econômicas urbanas para o campo, tais como: condomínios de luxos, agroindústria familiar (produção familiar de doces, queijos e outros beneficiamentos), hotéis etc. Hoje a dinâmica urbano-rural não é a mesma de antes, extremamente complexa e difícil de se diferenciar o que é urbano e o que é rural.
-
NITIDAMENTE A LETRA C É A CORRETA, INCRÍVEL.
-
questão bizonha, no mínimo a correta é a letra C.
-
Gabarito correto seria a Letra C.
-
O GABARITO ESTÁ CORRETO!
A IV está errada porque a industrialização da agricultura não separando, mas sim APROXIMANDO a cidade (urbano) e o campo (rural). Já na questão V, a expansão das relações de trabalho capitalistas no campo brasileiro tem contribuído para a eliminação de relações tradicionais de trabalho como a parceria e o trabalho familiar, o ERRO está no termo PARCERIA! Ora, "parceria" é um TIPO DE CONTRATO, portanto, É UMA RELAÇÃO DE TRABALHO CAPITALISTA, então, não está sendo eliminada, visto que é prática recorrente entre os detentores de terras que não estão produzindo. Muitos desses donos de terras também são LATIFUNDIÁRIOS!
DEFINIÇÃO: Criada pelo Estatuto da Terra, a parceria rural tem sido uma forma bastante utilizada por proprietários rurais e produtores em todo o país. Concebida como modalidade contratual em que o proprietário cede ao produtor o uso da terra, de forma temporária, a parceria rural prevê a partilha de riscos, produtos ou lucros que as partes estabeleceram inicialmente.
Ou seja, a modalidade funciona como uma espécie de sociedade 'capital-trabalho', onde o proprietário entra com a terra e o parceiro com o trabalho, visando a exploração agrícola, extrativista ou de pecuária e agroindústria. Com isso, partilham os lucros e/ou prejuízos. É uma condição muito interessante para os proprietários que não possuem recursos para cultivar ou empreender a terra.
-
A questão citada pede para o candidato analisar cinco afirmações e marcar a alternativa que indica quais estão corretas. O tema da pergunta é sobre o processo de modernização agrícola, que ocorreu no Brasil, sobretudo a partir da década de 1970, e tem significativa participação no PIB (Produto Interno Bruto) do país.
Sendo assim, vamos analisar as assertivas abaixo:
I - Incorreta, pois embora o processo de Modernização Agrícola tenha realmente expandido de forma acelerada a cultura de gêneros comerciais para exportação - como carne e soja -, ela não deixou de lado a produção de alimentos voltados para o mercado interno. Um exemplo disso, é que o Brasil, segundo a Organização Mundial do Comércio, atualmente é o nono maior produtor de arroz no mundo e o quarto maior produtor de feijão no planeta, que são produtos que fazem parte da dieta alimentar do brasileiro diariamente.
II - Incorreta, pois a industrialização da agricultura não ocorreu a partir da internacionalização da economia brasileira - que ocorreu na década de 1950 -. O processo ocorreu realmente durante a Revolução Verde (ocorrida na década de 1970), que trouxe várias tecnologias como máquinas agrícolas, agrotóxicos, fertilizantes e sementes transgênicas para o espaço agrário brasileiro. Com isso, a produção agrícola aumentou, e complexos agroindustriais se formaram em várias regiões brasileiras e hoje produzem várias commodities que tem peso na balança comercial brasileira.
III - Incorreta, pois o processo de expropriação ou expulsão de camponeses no espaço agrário, está mais vinculado ao processo de concentração fundiária, ou seja, quando têm muitas terras nas mãos de poucas pessoas e pelo desemprego estrutural que ocorre quando o trabalho do homem é substituído por máquinas agrícolas.
IV - Correta, pois o processo de modernização agrícola aqui no Brasil, está intimamente ligado com o processo de industrialização brasileira, o que causou uma intensa modificação no espaço geográfico e na divisão territorial do Brasil. Sendo assim, com a grande chegada de indústrias no país, houve a intensificação da urbanização somado ao crescimento do agronegócio. Nesse contexto, tivemos uma clara separação das estruturas da cidade e do campo, e uma grande diferenciação entre as funções econômicas e produtivas entre o rural e o urbano.
V - Correta, pois a expansão do agronegócio que resultou na grande exportação de commodities, teve forte vinculação à modernização que ocorreu no campo, sobretudo com a implementação de máquinas agrícolas no espaço agrário (tratores, colheitadeiras). Sendo assim, as relações de trabalho cooperativo entre famílias na produção agrícola, foram cada vez mais suprimidas ao longo do tempo, uma vez que com a consolidação do agronegócio, houve um aumento da mecanização agrícola retirando a dependência do trabalho familiar e da mão-de-obra camponesa.
A partir da análise das alternativas, percebemos que as afirmações corretas são IV e V.
Gabarito do Professor: Letra E.
-
Questão lamentável. O que conforta é ler os comentários dos estudantes que perceberam o caráter "patrimonialista" da questão, formulada por um "Ministério Público", de um estado da federação pertencente a "área core" da produção agrícola do Brasil.
Itens IV e V:
ERRADOS
-
As únicas erradas são as que eles consideraram certa.. Surpreso dessa questão nao ter sido anulada. O Gabarito era pra ser a C