-
I → Os requisitos de qualidade de uma estrutura de concreto são divididos em quatro grupos distintos: capacidade resistente, desempenho em serviço, durabilidade e manutenibilidade. ( a norma nem usa esse termo) ERRADA
II → A respeito da durabilidade de estruturas de concreto, dentre os mecanismos de deterioração do concreto e armadura, esta norma aborda lixiviação, expansão por sulfatos, reação álcali-agregado e despassivação por carbonatação e cloretos. VERDADEIRO
III → A norma fixa cobrimentos mínimos de armadura, relação água/cimento máxima e abertura máxima de fissuras em função da classe de agressividade ambiental. VERDADEIRO
IV → A mínima área da seção transversal de um pilar é 360 centímetros quadrados, o lado mínimo de um pilar é 12 centímetros e a largura mínima de uma viga é 12 centímetros. ERRADO
13.2.3 Pilares e pilares-parede: A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm. Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre 19 cm e 14 cm, desde que se multipliquem os esforços solicitantes de cálculo a serem considerados no dimensionamento por um coeficiente adicional γn, de acordo com o indicado na Tabela 13.1 e na Seção 11. Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm2.
-
IV → A mínima área da seção transversal de um pilar é 360 (CORRETO 361) centímetros quadrados, o lado mínimo de um pilar é 12 (CORRETO 19) centímetros e a largura mínima de uma viga é 12 centímetros. ERRADO
-
Droga, terei que contrariar um fã...
@Victor Brito 04 de Outubro de 2017, às 11h58
Há inconsistências na afirmativa feita:
Assertiva 1: "IV → A mínima área da seção transversal de um pilar é 360 (CORRETO 361) centímetros quadrados, (...)"
A assertiva da banca está correta e em sintonia à NBR vigente, em seu item 13.2.3: "(...) Em qualquer caso, não se permite pilar com seção transversal de área inferior a 360 cm2". Assim, a mínima área da seção transversal de um pilar é, deveras, 360 cm², pois este número não é inferior a ele mesmo.
Entendo que existe a lógica de que a seção mínima seja de 19cm, de forma que a área mínima seja 19x19 = 361cm², porém tal lógica é falha por ser divergente da previsão normativa, como será demonstrado na assertiva seguinte.
Um pilar 18x20cm (360cm²) pode ser plenamente adequado ao caso.
Assertiva 2: "(...)o lado mínimo de um pilar é 12 (CORRETO 19) centímetros e(...)"
Ahn... esta assertiva é mais sutil. Do mesmo item supra, "A seção transversal de pilares e pilares-parede maciços, qualquer que seja a sua forma, não pode apresentar dimensão menor que 19 cm. Em casos especiais, permite-se a consideração de dimensões entre 19 cm e 14 cm (...)"
Assim, há entendimento que a dimensão (lado) mínimo de um pilar é 14cm, em casos especiais. Em casos usuais, 19cm.
Por não haver definição da banca quanto ao caso a ser considerado, é prudente que a resposta seja a mais restritiva: o lado mínimo de um pilar é 14cm, pois não há previsão na NBR vigente de um lado menor que este.
Ademais, vê-se ao fim da próxima assertiva (3) a impossibilidade de a presente assertiva (2) e a seguinte (3) serem corretas sob a mesma ótica.
Assertiva 3: "(...)a largura mínima de uma viga é 12 centímetros."
Nada foi refutado pelo prezado concurseiro na presente assertiva, apesar dela ser errada, pois a largura minima de uma viga é, em casos especiais, 10cm. Do item 13.2.2: "A seção transversal das vigas não pode apresentar largura menor que 12 cm e a das vigas-parede, menor que 15 cm. Estes limites podem ser reduzidos, respeitando-se um mínimo absoluto de 10cm em casos excepcionais (...)"
Assim, se não forem considerados casos excepcionais de dimensionamento, a assertiva 2 seria correta e a 3 errada; se forem, assertiva 2 errada, 3 correta, de forma que a presente proposição (IV) é, independentemente da primeira assertiva, errada.
-
I - Errado. Requisitos de qualidade da ESTRUTURA são 3 (tem que resistir ELU e ELS e ser durável).
NBR 6118 5.1 Requisitos de qualidade da estrutura
5.1.2.1 Capacidade resistente: Consiste basicamente na segurança à ruptura.
5.1.2.2 Desempenho em serviço: Consiste na capacidade da estrutura manter-se em condições plenas de utilização durante sua vida útil, não podendo apresentar danos que comprometam em parte ou totalmente o uso para o qual foi projetada.
5.1.2.3 Durabilidade: Consiste na capacidade de a estrutura resistir às influências ambientais previstas e definidas em conjunto pelo autor do projeto estrutural e pelo contratante, no início dos trabalhos de elaboração do projeto.
IV - Errado. Lado mínimo de um pilar é 14cm
-
Classificação dos requisitos de qualidade da estrutura:
- Capacidade resistente;
- Desempenho em serviço;
- Durabilidade;
Dimensão mìnima:
- Pilar -> 19 cm (podendo ser reduzida para 14cm)
- Viga -> 12 cm (podendo ser reduzida para 10cm)
- Viga parede -> 15 cm
-
Requisitos de qualidade:
I. Capacidade resistente (segurança à ruptura)
II. Desempenho em serviço (tem que manter as condições de uso e não pode paralisar total ou parcialmente)
III. Durabilidade (capacidade de resistir ás influências ambientais PREVISTAS em projeto por autor e contratante).
Distâncias mínimas (em cm):
Pilar: 19 (regra) / 14 (exceção)
Viga: 12 (regra) / 10 (exceção)
Viga parede: 15 (regra) / Não é mencionada exceção.
Espessuras mínimas de lajes maciças (em cm):
7 para lajes de cobertura não em balanço.
8 para lajes de piso não em balanço.
10 para lajes em balanço (de cobertura ou de piso)
10 para lajes de piso que suportem veículos de até 30 kN
12 para lajes de piso que suportem veículos de peso maior que 30 kN
14 para lajes cogumelo (fora do capitel)
16 para lajes lisas
@ocivilengenheiro