SóProvas


ID
2504122
Banca
UFSM
Órgão
UFSM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A madeira é utilizada com múltiplas finalidades na construção civil brasileira.


Sobre esse material, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • B de bola.

  • Poderia explicar ?
  • "ANATOMIA DA MADEIRA E CLASSIFICAÇÃO DAS ÁRVORES

    As árvores para aplicações estruturais são classificadas em dois tipos quanto à sua anatomia: coníferas e dicotiledôneas.

     

    As coníferas são chamadas de madeiras moles, pela sua menor resistência, menor densidade em comparação com as dicotiledôneas. Têm folhas perenes com formato de escamas ou agulhas; são típicas de regiões de clima frio. Os dois exemplos mais importantes desta categoria de madeira são o Pinho do Paraná e os Pinus. Os elementos anatômicos são os traqueídes e os raios medulares.

     

    As dicotiledôneas são chamadas de madeiras duras pela sua maior resistência; têm maior densidade e aclimatam-se melhor em regiões de clima quente. Como exemplo temos praticamente todas as espécies de madeira da região amazônica. Podemos citar mais explicitamente as seguintes espécies: Peroba Rosa, Aroeira, os Eucaliptos (Citriodora, Tereticornis, Robusta, Saligna, Puntacta, etc.), Garapa, Canafístula, Ipê, Maçaranduba, Mogno, Pau Marfim, Faveiro, Angico, Jatobá, Maracatiara, Angelim Vermelho, etc. Os elementos anatômicos que compõem este tipo de madeira são os vasos, fibras e raios medulares.

     

    A madeira é um material anisotrópico, ou seja, possui diferentes propriedades em relação aos diversos planos ou direções perpendiculares entre si. Não há simetria de propriedades em torno de qualquer eixo."

    FONTE: 

    Trabalho apresentado ao Prof. José Zacarias Rodrigues da Silva Junior, como parte integrante do 2º NI de Ciências dos Materiais e Materiais de construção I.

    Dickson Lopes de Lima Junior Aleksandra Madeira Pires André Pinheiro de Moraes Egleson J. dos Santos Peixoto Carlos Alberto Oliveira Silva Jr.

    BELÉM 2008

  • NBR 7190 - 6.3.5 Classes de resistêcia

    Tabela 8 - Classe de resistência das coniferas

    C20 - 20MPa  / C25 - 25MPa / C30 - 30MPa

    Tabela 9 - Classe de resistência das dicotiledôneas

    C20 - 20MPa  / C30 - 30MPa / C40 - 40MPa / C60 - 60MPa

     

     

  • Salvo engano meu, em nenhum ponto da NBR 7190:1997 é citado o ponto de saturação de referência como sendo 25%. Na Tabela 7 - Classes de umidade, são mostrados diferentes umidades de equilíbrio em função da classe de umidade do ambiente analisado. Portanto, a alternativa b também estaria incorreta.

  •  A "B" está claramente invertida e é o gabarito. Dicotiledônea = dura; Conífera = mole/macia.

    Todavia, a assertiva "A" é questionável, até onde eu saiba o ponto de saturação é de mais ou menos 30%, ainda assim eu marquei B porque o erro dessa assertiva é muito gritante. Na dúvida marcar a mais errada.

  • Alternativa A - PS, correspponde a +- 30% , denominada meia seca (considero errada também)

  • a) Exposta ao ambiente, a madeira de uma árvore abatida perde continuamente umidade, inicialmente, por evaporação da água livre, até o ponto de saturação (PS). (Até aí, correto, primeiramente evapora-se a água livre, recebendo a denominação de meio seca) A partir do ponto de saturação, perde a água aderida às paredes celulares. (Sim, após a água livre evaporar, sobra a água impregnada nas fibras - que faz a madeira retrair ou expandir) Essa segunda etapa da perda acontece até a chamada umidade de equilíbrio (UE). (Correto, essa umidade de equilíbrio varia entre 10% a 20% e a madeira é denominada seca ao ar) A ABNT NBR 7190 (1997): Projeto de Estruturas de Madeira adota como valores de referência para PS e UE, respectivamente, 25% e 12%.(Correto, o ponto de saturação mais conhecido é de 30% - não creio que o elaborador se prenderia em um detalhe tão minucioso - portanto estaria correto adotar 25% como PS, já a umidade de equilíbrio adotada como padrão de referência no Brasil e EUA é de 12%) AFIRMATIVA CORRETA!

     

    b) A madeira como um material estrutural é classificada, na ABNT NBR 7190 (1997): Projeto de Estruturas de Madeira, em classes de resistência dependentes da classificação entre coníferas e dicotiledôneas, sendo as madeiras duras (coníferas) com classes de resistência mais elevadas que as madeiras moles (dicotiledôneas). (As coníferas são chamadas de madeiras moles, de crescimento rápido, a exemplo o pinheiro-do-paraná, pinheiros europeus, pinheirinhos etc. As madeiras dicotiledôneas, também chamadas de madeiras duras, são o ipê, a aroeira, a peroba, entre outras) AFIRMATIVA FALSA!


    c) Pela característica fibrosa e de veios natural do material, suas propriedades mecânicas são influenciadas pela direção de aplicação do carregamento em relação à orientação principal das fibras. A resistência à compressão paralela às fibras é normalmente maior que a resistência à compressão normal às fibras. (Correto, a resistência a compressão paralela as fibras é aproximadamente 4 vezes maior que a resistência normal as fibras) AFIRMATIVA CORRETA!

     

    d) Muitos produtos derivados da madeira são utilizados na construção civil. Exemplos são as chapas de madeira compensada, de lâminas paralelas, de madeira aglomerada, de OSB, de MDF e MDP. (Dentre todas as afirmativas a mais simples, todos os produtos elencados nessa questão são derivados da madeira) AFIRMATIVA CORRETA!

     

    e) A ABNT NBR 7190 (1997): Projeto de Estruturas de Madeira afirma que, quando não for possível determinar laboratorialmente a resistência à tração uniforme, a resistência à tração paralela às fibras pode ser adotada igual a resistência à tração na flexão. (Sim, a NBR 7190 possibilita a relação entre diversas resistências, rigidezes, retrações etc, incluindo a que foi descrita na questão) AFIRMATIVA CORRETA!

     

    RESPOSTA LETRA B

     

     

     

  • Se falsse "o PS é em torno de 25%" estaria correto. Mas como afirmou que era 25%, está errado, já que as normas citam 30%. Teria que anular. 

  • Eu tento memorizar pensando em DDD

    madeiras Duras: duras / de lei / dicotiledônea