SóProvas


ID
2505355
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

A respeito do balancete de verificação, julgue os itens a seguir.


I O balancete de verificação não é obrigatório pela legislação comercial e societária; no entanto, com periodicidade de elaboração recomendada como mensal, ele é amplamente utilizado para verificação dos saldos das contas constantes do livro-razão.

II Os modelos de balancetes de verificação utilizados incluem o de oito colunas, que demonstra os saldos anteriores, o movimento, os saldos do período e os saldos atuais.

III O balancete de verificação é, na prática, uma relação de contas patrimoniais, de resultado e de compensação, com seus respectivos saldos, extraídos dos registros contábeis em determinada época.

IV O balancete de verificação, procedimento dispensável para a apuração do resultado do exercício, destina-se com exclusividade aos usuários externos à entidade.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra A

    I - CERTO: o balancete de verificação verifiica se o método de partidas dobradas foi feito corretamente, é facultativo e sua periodicidade é mensal, conforme a NBC T 2.7 "05. O balancete deve ser levantado, no mínimo, mensalmente."

    II - CERTO: O balancete pode ter de 2 colunas a até 8 colunas

    III - Na verdade demonstra as contas patrimoniais e de resultado, não as de compensação

    IV - O balancete de verificação tem fins gerenciais, portanto tem preponderância eminentemente interna, mas também pode ser externa, nesse caso, o balancete deve conter nome e assinatura do contabilista responsável, sua categoria profissional e número de registro no CRC.

    bons estudos

  • As contas de compensação caso apresentem saldos não constarão no balancete de verificação?

  • O Balancete de Verificação é um demonstrativo auxiliar (não obrigatório), levantado unicamente para fins operacionais (não tem obrigatoriedade fiscal) composto por todas as contas com os seus respectivos saldos, que são extraídos do Livro Razão com a finalidade de verificar se o total dos débitos é exatamente igual ao total dos créditos, ou seja, verifica se o método da digrafia foi aplicado corretamente.

    De acordo com Norma Brasileira de Contabilidade T2.7 o balancete que se destinar a fins externos à entidade deverá conter nome e assinatura do contabilista responsável, sua categoria profissional e número de registro no CRC.

    Existem dois tipos de balancetes:

    Balancete de Verificação Inicial e Final.

    O Balancete de Verificação INICIAL é composto por todas as consta de resultado (RECEITAS E DESPESAS) e contas patrimoniais ( BENS, DIREITOS, OBRIGAÇÕES, PL, CONTAS RETIFICADORAS DO ATIVO E DO PASSIVO), ou seja, o referido Balancete é realizado antes da Apuração do Resultado do Exercício (ARE);

    O Balancete de Verificaçâo FINAL é composto apenas por contas Patrimoniais (BENS, DIREITOS, OBRIGAÇÕES, PL, CONTAS RETIFICADORAS DO ATIVO E DO PASSIVO). Nesse balancete as contas de resultado são encerradas em contrapartida com a conta de Apuração do Resultado do Exercício, sendo esta última transferida para o Patrimônio Líquido para a conta Lucros Acumulados ou Prejuízos Acumulados, conforme a ARE seja, respectivamente, Lucro Líquido do Exercício ou Prejuízo Líquido do Exercício.

     

    GABARITO: CORRETO LETRA "A"

    Fonte: Livro Contabilidade 3D - Sérgio Adriano.

     

     

  • Balancete de verificação não é obrigatório, sendo classificado como demonstrativo auxiliar, porém é recomendada a sua elaboração mensal. Será levantado para verificar os saldos das contas constantes no livro-razão, analisando se foi respeitado o método das partidas dobradas. Se destinado a fins externos, deverá conter a assinatura do contabilista, sua categoria profissional e seu número no CRC.

  • Gabarito LETRA A

    O balancete tem as seguintes características que estão sendo cobradas em provas:

    É elaborado MENSALMENTE a partir do livro-razão, do qual são extraídos os saldos para a sua elaboração.

    É um demonstrativo contábil de uso interno; contudo, pode ser apresentado aos usuários externos quando necessário.

    Não é uma demonstração contábil.

    • Relaciona todas as contas de acordo com a natureza do saldo. As contas com saldo igual a zero não precisam ser demonstradas.

    • As contas são apresentadas em duas colunas, uma de natureza devedora e a outra de natureza credora.

    • Apresenta a exatidão aritmética do mecanismo de partidas dobradas: o total devedor deve ser igual ao total credor.

    • Por meio do balancete é possível identificar se houve erro nos lançamentos quanto aos valores registrados, basta o balancete não fechar (saldos devedores não serem iguais aos saldos credores).

    • Quando o balancete fechar (saldos devedores iguais aos saldos credores) não é possível identificar se um lançamento foi feito em contas erradas, pois os totais estarão batendo.

    • No balancete é possível identificar se uma conta foi classificada com a natureza errada, pois se um ativo imobilizado apresentar saldo credor, existe algum erro na digrafia contábil.

    • O balancete que se destinar a fins externos à Entidade deverá conter nome e assinatura do contabilista responsável, sua categoria profissional e número de registro no CRC.

  • Vamos analisar as afirmativas.

    I. Correta. O balancete de verificação não é obrigatório pela legislação comercial e societária. No entanto, a periodicidade de elaboração recomendada é no mínimo mensal, sendo amplamente utilizado para verificação dos saldos das contas extraídas do Livro Razão.

    II. Correta. O balancete de verificação pode ser levantado em modelos que vão de um mínimo de duas colunas a um máximo de oito colunas.

    III. Incorreta. O balancete de verificação é, na prática, uma relação de contas patrimoniais e de resultado, com seus respectivos saldos, extraídos dos registros contábeis em determinada época. As contas de compensação fazem parte do sistema interno da entidade, ou seja, um controle à parte do sistema patrimonial. São utilizadas, por exemplo, para controle de atos administrativos que poderão impactar o patrimônio da entidade no futuro, como contratos de aval, fiança, hipoteca, bens dados em garantia, duplicatas caucionadas etc.

    IV. Incorreta. O balancete de verificação, procedimento dispensável para a apuração do resultado do exercício, destina-se basicamente para fins gerenciais, mais especificamente para análise da regularidade dos lançamentos em relação ao método das partidas dobradas.

  • I- Correto, o balancete de verificação é um demonstrativo de caráter auxiliar em que são relacionadas todas as contas, sejam ela patrimoniais ou de resultado. Assim como toda a contabilidade, a sua elaboração baseia-se no método das partidas dobradas. Não há obrigatoriedade em sua elaboração, mas recomenda-se que seja elaborado mensalmente com as informações oriundas do Livro Razão. 

    II- Correto, o balancete de verificação mais comum é o de duas colunas, mas também existem modelos com 4,6 e 8 colunas.

    III- Errado, as contas de compensação, são utilizadas para registrar atos contábeis, isto é, não afetam o patrimônio da entidade. Não são evidenciadas no balancete de verificação. 

    IV- Errado, o balancete de verificação destina-se, prioritariamente, aos usuários internos a entidade e, de maneira adicional, aos usuários externos. 

  • I CORRETO

    II CORRETO

    III O balancete de verificação é, na prática, uma relação de contas patrimoniais, de resultado e de compensação, com seus respectivos saldos, extraídos dos registros contábeis em determinada época. INCORRETO.

    As contas de compensação têm função relacionada ao registro dos atos contábeis, logo não afetam o patrimônio da entidade e não são registradas no Balancete de verificação.

    IV O balancete de verificação, procedimento dispensável para a apuração do resultado do exercício, destina-se com exclusividade aos usuários externos à entidade. INCORRETO.

    Uma das funções do balancete de verificação é verificar a correta aplicação do método das partidas dobradas. Então, a partir disso, podemos perceber que também é destinada aos USUÁRIOS INTERNOS, até de forma prioritária.

  • I O balancete de verificação não é obrigatório pela legislação comercial e societária; no

    entanto, com periodicidade de elaboração recomendada como mensal, ele é amplamente

    utilizado para verificação dos saldos das contas constantes do livro-razão.

    Correto, o balancete de verificação é um demonstrativo de caráter auxiliar em que são

    relacionadas todas as contas, sejam ela patrimoniais ou de resultado. Assim como toda a

    contabilidade, a sua elaboração baseia-se no método das partidas dobradas. Não

    obrigatoriedade em sua elaboração, mas recomenda-se que seja elaborado mensalmente

    com as informações oriundas do Livro Razão

    II Os modelos de balancetes de verificação utilizados incluem o de oito colunas, que

    demonstra os saldos anteriores, o movimento, os saldos do período e os saldos atuais.

    Correto, o balancete de verificação mais comum é o de duas colunas, mas encontramos na

    doutrina modelos com 4,6 e 8 colunas,

  • I - Correto. O balancete não é obrigatório e é elaborado a partir do livro Razão.

    II - Correto. O balancete de 8 colunas possui os saldos do período dentro da coluna movimentação.

    III - Errado. O balancete é extraído do livro Razão e engloba as contas de patrimônio e resultado.

    IV - Errado. Sua utilização não é exclusivo para usuários externos, ,muito pelo contrário, é um controle interno da empresa para verificação do método das partidas dobradas.

    Bom estudo a todos e que venha a prova da PF.

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    Balancete de verificação: É um demonstrativo auxiliar, vale dizer, não obrigatório, levantado para fins operacionais. É composto por todas as contas com os seus respectivos saldos, extraídos do livro razão. O objetivo do balancete de verificação é verificar se o método das partidas dobradas foi obedecido ao longo do processo de escrituração dos fatos contábeis, ou seja, se os débitos e créditos foram efetuados corretamente.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • Minha contribuição.

    Contabilidade

    I O balancete de verificação não é obrigatório pela legislação comercial e societária; no entanto, com periodicidade de elaboração recomendada como mensal, ele é amplamente utilizado para verificação dos saldos das contas constantes do livro-razão. Correto, o balancete de verificação é um demonstrativo de caráter auxiliar em que são relacionadas todas as contas, sejam ela patrimoniais ou de resultado. Assim como toda a contabilidade, a sua elaboração baseia-se no método das partidas dobradas. Não obrigatoriedade em sua elaboração, mas recomenda-se que seja elaborado mensalmente com as informações oriundas do Livro Razão.

    II Os modelos de balancetes de verificação utilizados incluem o de oito colunas, que demonstra os saldos anteriores, o movimento, os saldos do período e os saldos atuais. Correto, o balancete de verificação mais comum é o de duas colunas, mas encontramos na doutrina modelos com 4,6 e 8 colunas.

    III O balancete de verificação é, na prática, uma relação de contas patrimoniais, de resultado e de compensação, com seus respectivos saldos, extraídos dos registros contábeis em determinada época. Errado, as contas de compensação são utilizadas para registrar atos contábeis, isto é, não afetam o patrimônio da entidade. Não são evidenciadas no balancete de verificação.

    IV O balancete de verificação, procedimento dispensável para a apuração do resultado do exercício, destina-se com exclusividade aos usuários externos à entidade. Errado, o balancete de verificação destina-se, prioritariamente, aos usuários internos à entidade e, de maneira adicional, aos usuários externos.

    Fonte: Estratégia

    Abraço!!!

  • III O balancete de verificação é, na prática, uma relação de contas patrimoniais, de resultado e de compensação, com seus respectivos saldos, extraídos dos registros contábeis em determinada época.

    IV O balancete de verificação, procedimento dispensável para a apuração do resultado do exercício, destina-se com exclusividade aos usuários externos à entidade.

    Gabarito - A

  • I. Correta. O balancete de verificação não é obrigatório pela legislação comercial e societária. No entanto, a periodicidade de elaboração recomendada é no mínimo mensal, sendo amplamente utilizado para verificação dos saldos das contas extraídas do Livro Razão.

    II. Correta. O balancete de verificação pode ser levantado em modelos que vão de um mínimo de duas colunas a um máximo de oito colunas.

    III Errada O balancete de verificação é, na prática, uma relação de contas patrimoniais, de resultado e de compensação,( não tem compensação)

    GAB: A

  • BALANCETE DE VERIFICAÇÃO

    NÃO OBRIGATÓRIO

    RECOMENDA-SE a elaboração MENSAL

    MÍNIMO de 2 e MÁXIMO de 8 COLUNAS

    BASEADO no LIVRO RAZÃO

    Relação de contas PATRIMONIAIS e de RESULTADO, NÃO relaciona as contas de COMPENSAÇÃO

    NÃO ENCONTRA ERROS, VERIFICA se os DÉBITOS são IGUAIS aos CRÉDITOS

    FINS GERENCIAIS (INTERNOS), mas pode ter fins externos

  • Gabarito: Letra A

    Resumo do nosso amigo Mauro aqui do QC:

    (CESPE/DPU/2016) Uma das finalidades do balancete de verificação é demonstrar a correta aplicação do método das partidas dobradas, pois o total devedor deve ser igual ao total credor, ou seja, para cada débito em uma ou mais contas deve haver crédito de igual valor em uma ou mais contas.(CERTO)

    BALANCETE DE VERIFICAÇÃO

    1) Tem como uma de suas finalidades demostrar a aplicação do método das partidas dobradas:

    (CESPE/DPU/2016) Uma das finalidades do balancete de verificação é demonstrar a correta aplicação do método das partidas dobradas, pois o total devedor deve ser igual ao total credor, ou seja, para cada débito em uma ou mais contas deve haver crédito de igual valor em uma ou mais contas.(CERTO)

    2) Não é destinado a detectar todos os possíveis erros:

    (CESPE/PF/2018) O balancete de verificação é um resumo ordenado de todas as contas utilizadas pela contabilidade da entidade que o apresenta, destinando-se detectar todos os possíveis erros de contabilização eventualmente ocorridos.(ERRADO)

    3) Não evidencia lançamentos Duplicados: o balancete fechará, pois o total debitado será igual ao total creditado.

    (CESPE/TRT 21ª/2010) Considere que uma empresa tenha vendido uma parte do maquinário que usava para a produção de suas mercadorias e que ainda não estava inteiramente depreciado, mas o contabilista se enganou registrou a venda em duplicidade. Nessa situação, o balancete de verificação do mês em que a venda foi registrada não poderá ser fechado.(ERRADO)

    4) Não evidencia Estornos do período:

    (CESPE/TRE-ES/2011) No balancete de verificaçãoé possível identificar os lançamentos que devem ser objeto de estorno, em razão da diferença que estará nele evidenciada entre os somatórios dos saldos devedores e credores.(ERRADO)

    5) É capaz de detectar a inconsistências entre débitos e créditos:

    (CESPE/TRE-ES/2011) Lançamentos omitidos ou em duplicidade não alteram os TOTAIS das colunas de débito e de crédito.(ERRADO)

    (CESPE/TRE-ES/2011) O balancete de verificação possibilita indicar erros na escrituração contábil mesmo no caso de igualdade entre os somatórios das colunas de débito e de crédito, como, por exemplo, quando o saldo de determinada conta é incompatível com a sua natureza. (CERTO)

    6) A igualdade NÃO garante que NÃO haverá nenhum erro:

    (CESPE/ABIN/2010) Quando a soma dos saldos credores for igual à soma dos saldos devedores no balancete de verificaçãonão haverá nenhum erro nos lançamentos contábeis do período. (ERRADO)

    (CESPE/TRT 17ª/2009) O balancete de verificação, embora possa identificar erros decorrentes de incorreta aplicação do método das partidas dobradas, é ineficaz para a correção de erros constituídos por lançamentos invertidos ou duplicados. (CERTO)

  • Pessoal, se no balancete de 8 colunas eu colocasse DEVEDOR e CREDOR na parte do MOVIMENTO ao invés de DÉBITO e CRÉDITO, também estaria certo? Já que é basicamente a mesma coisa.

    Obrigado!

  • Alan Henrique, acredito que estaria errado se substituísse, visto que Devedor e Credor se refere à natureza da conta e Débito e Crédito ao lançamento. Por exemplo, a conta Caixa tem natureza devedora, mas ela pode receber lançamento a crédito quando utilizada para pagar algo, e a débito quando recebe por algo, porém sua natureza continua sendo devedora.

    Nesse sentido, entende-se  Crédito e Débito como movimentação, lançamentos; já Devedor e Credor como natureza.

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K 
  • ATENÇÃO! Peço o auxílio do colegas para esclarecer um apontamento da assertiva IV. Nela, a banca diz que o balancete de verificação é dispensável para a apuração do resultado do exercício. No entando, na ARE contábil uma das etapas é a elaboração do BV, mas também na ARE extracontábil é possível simplesmente confrontar as despesas e receitas e pronto. Então, gostaria de sanar essa dúvida, o BV é dispensável ou não para a ARE. Ademais, já sei que o restante da assertiva já está incorreto.

  • gab: A

    Balancete de Verificação

    - Não demonstra as contas de compensação

    - Não é demonstração contábil

    - Meramente um relatório auxiliar que apresenta as contas patrimoniais e de resultado

    - Não obrigatório por lei

    - Verificação de valores (débito/crédito)

    - Apresenta uma posição patrimonial e financeira

    - É uma demonstração estática

    - É recomendado fazer mensalmente

    - Em rega, não se destina a publicação

    O balancete de verificação não evidencia as inversões de lançamento.

    Formas de apresentação:

    - Pode ter 2, 4, 6 ou 8 colunas

    **Quanto mais colunas, mais informações

    ***Se for para uso interno, o nome do contabilista pode ser omitido.

     

    Balancete de 2 colunas: saldo devedor e saldo credor;

    Balancete de 4 colunas: saldo inicial, movimento (débito e crédito) e saldo final;

    Balancete de 6 colunas: saldo inicial (devedor e credor), movimento (débito e crédito) e saldo final (devedor e credor);

    Balancete de 8 colunas: saldo inicial (devedor e credor), movimento (débito e crédito e saldos [devedor e credor]) e saldo final (devedor e credor).

    Fonte: linduxos e linduxas do qc

     

  • Letra A

    I O balancete de verificação não é obrigatório pela legislação comercial e societária; no entanto, com periodicidade de elaboração recomendada como mensal, ele é amplamente utilizado para verificação dos saldos das contas constantes do livro-razão. (C)

    II Os modelos de balancetes de verificação utilizados incluem o de oito colunas, que demonstra os saldos anteriores, o movimento, os saldos do período e os saldos atuais. (C)

    III O balancete de verificação é, na prática, uma relação de contas patrimoniais, de resultado e de compensação, com seus respectivos saldos, extraídos dos registros contábeis em determinada época. (E)

    IV O balancete de verificação, procedimento dispensável para a apuração do resultado do exercício, destina-se com exclusividade aos usuários externos à entidade. (E)

    _________________

    NÃO é obrigatório (é um demonstrativo auxiliar)

    NÃO identifica lançamentos invertidos, lançamentos duplicados, estornos, omissão de lançamentos

    NÃO sabe quais contas foram debitadas ou creditadas de forma errada

    NÃO detecta todos os possíveis erros

    - -

    Saldos retirados do livro Razão

    Finalidade = correta aplicação do método das Partidas Dobradas

    Pode conter = 2, 4, 6, 8 colunas

    Inclui contas Patrimoniais e de Resultado

    ·        Balancete inicial: contas patrimoniais e de resultado

    ·        Balancete final: contas patrimoniais

  • Errei pq não finalizei a leitura toda da assertiva I