SóProvas


ID
2505472
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O profissional de saúde deve esclarecer e orientar o usuário dependente de cocaína por inalação sobre os riscos, as doenças e os agravos decorrentes do uso dessa droga. Nesse contexto, de acordo com as estratégias para a redução de danos físicos e mentais em paciente que não consegue ou não manifesta vontade de cessar o consumo de cocaína, o profissional de enfermagem deverá recomendar — ou sugerir, conforme o caso — que o paciente

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

    Complementando

     

     

    De acordo com DROGAS E REDUÇÃO DE DANOS: uma cartilha para profissionais de saúde.MS.2008

     

     

    O cigarro de palha ou cachimbos também aumenta o risco de câncer de cavidade oral.

  • Queria saber onde está, no Cofen/Coren, essa informação que o técnico de enfermagem pode sugerir esse procedimento.

  • Uma vez que o usuário recebeu as informações e por não conseguir ou não desejar descontinuar o uso, parte-se para as estratégias propriamente ditas:

    - orientar que, após o uso, deve-se lavar as narinas com soro fisiológico ou água para  evitar as lesões na mucosa nasal.

    - Ao invés de notas de dinheiro ou outro tipo de papel comum, dar preferencia aos canudos de plástico que geralmente são distribuídos nos kits de redução de danos. Ele também recebe orientação para não compartilhar os canudos, porque a cocaína, por ser um potente vasoconstritor, pode provocar sangramento nasal, facilitando assim a transmissão de doenças.

    - Em caso de algum mal estar físico ou psíquico, o usuário deve procurar um atendimento médico de urgência em prontos-socorros e informar o que e quanto usou.

    Portanto, a única alternativa de acordo com a prática da redução de danos é a A.

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Guia estratégico para o cuidado de pessoas com necessidades relacionadas ao consumo de álcool e outras drogas : Guia AD / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.


  • Parece estranha a informação.

     

  • Trata-se da política de redução de danos. Não está incorreto a ação do técnico em enfermagem.