-
Sífilis Latente: Tem fase de duração variável em que não se observam sinais e sintomas clínicos, sendo o diagnóstico realizado exclusivamente por meios de testes sorológicos. É dividida em latente recente ( até 1 ano de infecção) e latente tardia ( mais de 1 ano de infecção).
-
QUAL A RESPOSTA?
-
Gabarito é a letra C, Karine. Corrigindo as demais assertivas:
a) Em regra, não há lesões na fase latente. Porém, aproximadamente 25% dos pacientes intercalam lesões de secundarismo com os períodos de latência, durante o primeiro ano da infecção.
b) e d) Essa definição é a da sífilis primária. Reforçando: A primeira manifestação da sífilis primária é uma erosão/úlcera no local de entrada da bactéria, o chamado cancro duro. É uma lesão geralmente única, indolor, com base endurecida e fundo limpo. Pode durar entre 2 a 6 semanas e desaparecer de forma espontânea.
O conceito da letra "D" é o do cancro duro.
e) O erro está em afirmar que há alta carga bacteriana no sangue. Os testes imunológicos são reativos, mas nessa fase já não há alta carga bacteriana no sangue.
FONTE: Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis. Ministério da Saúde, 2015.
-
Sífilis latente − tem fase de duração variável em que não se observam sinais e sintomas clínicos, sendo o diagnóstico realizado exclusivamente por meio de testes imunológicos. É dividida em latente recente (até 1 ano de infecção) e latente tardia (mais de 1 ano de infecção)Sífilis latente − tem fase de duração variável em que não se observam sinais e sintomas clínicos, sendo o diagnóstico realizado exclusivamente por meio de testes imunológicos. É dividida em latente recente (até 1 ano de infecção) e latente tardia (mais de 1 ano de infecção) (http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2016/agosto/25/GVS-online.pdf).
alternativa C
-
LETRA : C
...............................................................................................................................................................
SÍFILIS LATENTE
Descrição:
Se não houver tratamento, após o desaparecimento dos sinais e sintomas da sífilis secundária, a infecção entra no período latente, considerado recente no primeiro ano e tardio após esse período. A sífilis latente não apresenta qualquer manifestação clínica.
Diagnóstico Laboratorial:
Nessa fase todos os testes sorológicos permanecem reagentes e observa-se uma diminuição dos títulos nos testes quantitativos.
Para diferenciar esta fase da infecção primária deve-se pesquisar no líquor a presença de anticorpos, utilizando-se o VDRL. Evidencia-se sífilis latente quando o VDRL é reagente no líquor, acompanhado de baixos títulos no soro.
..........................................................................................................................................................
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sifilis_estrategia_diagnostico_brasil.pdf