Gabarito letra C. Corrigindo as demais:
a) Sintomas iniciais mais comuns de dengue são: febre alta (39 a 40°C) de início abrupto que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de cefaleia, mialgia, artralgia, prostração, astenia, dor retro-orbital, exantema, prurido cutâneo. Anorexia, náuseas e vômitos são comuns.
Choque ocorre quando um volume crítico de plasma é perdido através através do extravasamento. O choque é de curta duração, e pode levar ao óbito em um intervalo de 12 a 24 horas ou à recuperação rápida, após terapia antichoque apropriada
b) Geralmente utiliza-se da clínica e exames inespecíficos para o diagnóstico e acompanhamento da dengue, como hematócrito, contagem de plaquetas e dosagem de albumina. Para diagnóstico laboratorial por sorologia, utiliza-se o marcador IgM, que indica infecção recente e não IgG.
c) O mosquito Aedes é o vetor da doença. A agente é o vírus da dengue- vírus RNA, arbovírus (vírus que são transmitidos e mantidos em natureza em ciclos envolvendo vetores artrópodes - mosquitos- hematófagos e hospedeiros vertebrados) do gênero Flavivírus.
d)
É a doença viral transmitida por mosquito que se espalha mais rapidamente no mundo.Nos últimos 50 anos, a incidência aumentou 30 vezes, com aumento da expansão geográfica para novos países e, na presente década, para pequenas cidades e áreas rurais. Estima-se que 50 milhões de infecções por dengue ocorram anualmente, e que aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas vivam em países onde a dengue é endêmica.
FONTES: GUIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE. MS, 2016 &
DENGUE: DIAGNÓSTICO E MANEJO CLÍNICO: ADULTO E CRIANÇA. MS, 2016. 5a EDIÇÃO