SóProvas


ID
2505646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O modelo TCP/IP possui uma pilha de protocolos que atua na camada de transporte das redes de computadores. Nessa camada, a comunicação entre processos finais, por meio de uma conexão virtual, utiliza

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas:

     

    a) o endereçamento com classes.

    Errada. Endereçamento de classes não tem nada ver com a CAMADA TRANSPORTE

     

    c) o paradigma peer-to-peer.

    Errada. Peer-to-peer ou P2P muito utilizado pelo BitTorrent , que faz parte de uma outra camada não a de Transporte

     

    d) o protocolo confiável UDP (User Datagram Protocol).

    Errada. UDP confiável? muito pelo contrário.

     

    e) os protocolos RARP, BOOT e DHCP.

    Errada. As camadas citadas acima são da CAMADA DE REDE (INTERNET) (HOST/REDE) (PACOTE)

  • DHCP, só pra complementar, é de camada de aplicação!

  • "Para se estabelecer uma conexão virtual que permita a comunicação entre processos finais, necessitamos de dois identificadores, o endereços IP e o número da porta. A combinação entre um endereço IP e um número de porta é conhecida como endereço socket. O endereço socket no cliente define o processo cliente de forma exclusiva, da mesma forma que o endereço socket no servidor estabelece o processo servidor de modo exclusivo.

    Os protocolos da camada de transporte precisa de um par de endereços socket: o endereço socket no cliente e o endereço socket no servidor. Essas informações fazem parte do cabeçalho IP e do cabeçalho do protocolo de camada de transporte. O cabeçalho IP contém os endereços IP; o cabeçalho UDP ou TCP contém os números das portas."

    Forouzan, pg 706

  • Socket é o caminho de transporte dos pacotes, ele é a junção de uma porta com um ip, e pode transmitir os dados de forma assincrona ou síncrona.

    Logicamente, faz parte da camada de transporte.

  • Socket é uma abstração de um ponto de conexão para rede TCP/IP. 2 computadores comunicam, cada um deles usa um socket para comunicação. Um dos computadores é servidor que abre um socket e monitora requisições de conexão, o outro é cliente, faz requisição ao socket do servidor para iniciar uma conexão; é necessário pelo menos um endereço de destino e um número de porta de comunicação .

     

    Em TCP/IP cada computador possui um endereço exclusivo e as portas sao conexões individuais nesse endereço. 

     

    A interface na interação com o software de protocolos de transporte é API (Application Program Interface). API define operações que um aplicativo pode executar quando interage com um software de protocolo. 

  • GABARITO: B

     

    Endereço de Socket é o mesmo que endereço de portas

    exemplo: 

    http - porta - 80

    telnet - porta - 23

    dessa forma a camada de transporte sabe para qual aplicação (programa) entregar os pacotes

  • Não fazia ideia disso! Que bom que errei!

  • .

  • Gabarito: Letra B

    Um endereço de socket é a combinação de um endereço de IP e um número da porta, muito parecido com o final de uma conexão telefônica que é a combinação de um número de telefone e uma determinada extensão.

  • Um endereço de socket é a combinação de um endereço de IP e um número da porta, muito parecido com o final de uma conexão telefônica que é a combinação de um número de telefone e uma determinada extensão.

    Socket é uma abstração de um ponto de conexão para rede TCP/IP. 2 computadores comunicam, cada um deles usa um socket para comunicação. Um dos computadores é servidor que abre um socket e monitora requisições de conexão, o outro é cliente, faz requisição ao socket do servidor para iniciar uma conexão; é necessário pelo menos um endereço de destino e um número de porta de comunicação .

     

    Em TCP/IP cada computador possui um endereço exclusivo e as portas sao conexões individuais nesse endereço. 

     

    A interface na interação com o software de protocolos de transporte é API (Application Program Interface). API define operações que um aplicativo pode executar quando interage com um software de protocolo.

  • Socket = IP + PORTA

    Exemplo: 192.168.10.10:443

    Teoricamente é um serviço HTTPS (sobre TCP) rodando na minha rede local.

  • Socket = portas

  • Nos termos de Berhouz A. Forouzan, 4 ed - página 706:

    Para se estabelecer uma conexão virtual que permita a comunicação entre processos finais, necessitamos de dois identificadores, o endereço IP e o número da porta. A combinação entre um endereço IP e um número de porta é conhecida como endereço socket. O endereço socket no cliente define o processo cliente de forma exclusiva, da mesma forma que o endereço socket no servidor estabelece o processo servidor de modo exclusivo.

    Gabarito letra B.

  • Obrigado Rani, obrigado projeto 70 pontos

  • A comunicação entre processos finais providos pela camada de transporte é feita pelo endereço socket. Esse endereço é a combinação do IP de destino, o protocolo e a porta. Ele serve para que o dado chegue ao destino e possa ser entregue para o processo correspondente na camada superior.