- ID
- 2505928
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Órgão
- UFAL
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Veterinária
- Assuntos
O princípio da cicatrização é comum a todos os tecidos; porém, cada um deles apresenta particularidades próprias. É importante que o cirurgião reconheça tais particularidades para planejar adequadamente o ato operatório.
Dadas as afirmativas em relação aos conhecimentos dos tipos de cicatrização e a aplicação cirúrgica nos tecidos em pequenos animais,
I. Na cirurgia de tendões, preconiza-se minimizar a formação de fibras transversas, através de manejo atraumático. Nesse caso, deve-se evitar o pinçamento do tendão, repará-lo com agulhas retas para manipulação e, para síntese, utilizar fio inabsorvível e padrões de sutura tipo Bünell ou Kessler.
II. A cicatrização do peritônio ocorre por proliferação endotelial a partir das bordas da ferida e se dá entre 8 a 15 dias.
III. A capacidade de regeneração do músculo é menor quando sua continuidade não for totalmente interrompida, como acontece em contusões ou esmagamentos.
IV. A osteogênese ocorre a partir do periósteo e endósteo e envolve as seguintes fases: formação, vascularização, ossificação e remodelação do calo ósseo.
verifica-se que estão corretas apenas