- ID
- 2505931
- Banca
- COPEVE-UFAL
- Órgão
- UFAL
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Veterinária
- Assuntos
As ceratites ulcerativas consistem na perda de uma ou mais camadas da córnea, e estão entre as doenças oculares mais comuns em pequenos animais. Úlceras não complicadas (superficiais) cicatrizam rapidamente e com mínima formação de cicatriz, ao passo que úlceras profundas complicadas podem prejudicar a visão devido à cicatrização corneal.
Dadas as afirmativas em relação aos conhecimentos relacionados à córnea e às suas lesões ulcerativas superficiais e profundas em pequenos animais,
I. A córnea possui características peculiares com importância cirúrgica prática, o que inclui ser transparente, brilhante, lisa e vascular.
II. A dor é mais acentuada nas úlceras superficiais, pois nessa parte da córnea as terminações nociceptivas são mais numerosas.
III. Úlceras não complicadas (superficiais) cicatrizam lentamente, em torno de 40 dias, e podem prejudicar a visão devido à cicatrização corneal.
IV. A ceratite ulcerativa grave (profunda) pode levar a perda do olho devido à endoftalmite, glaucoma, perfuração e Phthisis bulbi secundários.
verifica-se que estão corretas apenas