SóProvas


ID
2506606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

De acordo com as diretrizes estabelecidas pela administração da entidade, o planejamento do trabalho da auditoria interna compreende exames preliminares das áreas, atividades, produtos e processos, para definir a amplitude e a época do trabalho a ser realizado. Acerca das características da auditoria interna, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

     

    NCB TI 01: 

    A Auditoria Interna compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.

  • Vejam os trechos extraídos de normas do CFC dando a entender que, em relação à essência dos procedimentos, os conceitos de auditoria interna e controle interno são diferentes:

    NBC TI 01 - AUDITORIA INTERNA

    12.1.1.4  –  A atividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

    NBC TA 16.8 - CONTROLE INTERNO

    2.       Controle interno sob o enfoque contábil compreende o conjunto de recursos, métodos, procedimentos e processos adotados pela entidade do setor público, com a finalidade de:

    (a)   salvaguardar os ativos e assegurar a veracidade dos componentes patrimoniais;

    (b)   dar conformidade ao registro contábil em relação ao ato correspondente;

    (c)   propiciar a obtenção de informação oportuna e adequada;

    (d)  estimular adesão às normas e às diretrizes fixadas;

    (e)   contribuir para a promoção da eficiência operacional da entidade;

    (f)   auxiliar na prevenção de práticas ineficientes e antieconômicas, erros, fraudes, malversação, abusos, desvios e outras inadequações.

    Abs e fuuuui.

  • A – Errada. O processo de auditoria interna não dispensa a supervisão.

    B – Errada. O acesso a papéis de trabalho e relatórios da auditoria interna é permitido à auditoria externa.

    C – Errada. Os procedimentos podem ser executados concomitantemente.

    D – Errada.

    E – Certa. Ao considerarmos que uma das atribuições da auditoria interna é avaliar os controles internos para sugerir melhorias, podemos considerar que a auditoria interna faz parte dos controles internos abrangentes.


    Prof. Claudenir Brito

  • A Uma vez que é realizada pelo órgão fiscalizador da instituição, o processo de auditoria interna, ao visar à segurança de que o objetivo esteja sendo alcançado, dispensa a supervisão (a administração sempre supervisionará).

    B O acesso a papéis de trabalho e relatórios da auditoria interna é vedado (pode ter acesso) à auditoria externa, uma vez que os objetivos e as conclusões de ambas podem ser contraditórios.

    C Os procedimentos e objetivos da auditoria interna são os mesmos (são diferentes) da auditoria externa, devendo, entretanto, ser executados previamente à análise da auditoria externa, para prevenir problemas.

    D Quanto à essência dos procedimentos, os conceitos de controle interno e de auditoria interna são equivalentes (Controle interno é um procedimento de garantia do cumprimento dos objetivos do instituto contra riscos de descumprimento ou desvirtuação. Auditoria interna é um procedimento de avaliação da qualidade dos controles e, portanto, da capacidade de um instituto alcançar seus objetivos.).

    E Quanto às características e aos procedimentos, considera-se que a auditoria interna faz parte dos controles internos abrangentes. Verdadeiro

  • Controle interno consiste no processo de avaliação e regulamentação dos desempenhos operacionais da entidade, visando sua eficiência e eficácia através do cumprimento da governança coorporativa, bem como salvaguardando os seus ativos e controlando ps exigíveis por meio dos registros contábeis, tempestivos e oportunos.

    G: E

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna,

    A - Alternativa errada. Nos termos do item 12.2.3.6 da NBC TI 01, “O processo deve ser  supervisionado  para  alcançar  razoável  segurança  de  que  o  objetivo  do  trabalho  da Auditoria Interna está sendo atingido”. O item trata do processo de obtenção de avaliação das informações, conseguidos por meio dos procedimentos de auditoria interna (testes de observância e testes substantivos). 

    B - Alternativa  errada,  pois  quando  previamente  autorizados  pela  administração,  o  auditor interno deve apresentar seus papéis de trabalho ao auditor externo, segundo a NBC PI 01. 

    • Veja: 
    • 3.6 – COOPERAÇÃO COM O AUDITOR INDEPENDENTE 
    • 3.6.1  –  O  auditor  interno,  quando  previamente  estabelecido  com  a  administração  da entidade em que atua, e no âmbito de planejamento conjunto do trabalho a realizar, deve apresentar  os  seus  papéis  de  trabalho  ao  auditor  independente  e  entregar-lhe  cópias, quando este entender necessário. 

    C - Alternativa errada. Vimos anteriormente que os objetivos da auditoria interna  (auxiliar  a  administração  da  entidade  no  cumprimento  de  seus  objetivos)  são diferentes  dos  objetivos  da  auditoria  independente  (aumentar  o  grau  de  confiança  nas demonstrações contábeis mediante emissão de relatório – opinião). 

    Em relação aos procedimentos de auditoria, podemos considerar que  – no geral – são os mesmos. Por fim, ressalte-se que, devido à autonomia da auditoria interna, não há qualquer referência legal ou normativa que imponha revisão de seus trabalhos por parte da auditoria externa.

    D - Alternativa errada, pois controle interno (gênero) é MAIS AMPLO do que auditoria interna (espécie). Segundo a doutrina, controle interno consiste no processo de avaliação  e  regulamentação  dos  desempenhos  operacionais  da  entidade,  visando  sua eficiência  e  eficácia  através  do  cumprimento  da  governança  coorporativa,  bem  como salvaguardando  os  seus  ativos  e  controlando  os  exigíveis  por  meio  de  registros  contábeis confiáveis,  tempestivos  e  oportunos.  Diferentemente,  a  auditoria  interna  assessora  a administração  com  o  intuito  de  revisar  e  avaliar  a  adequação  dos  sistemas  de  controles internos, agregando valor às operações da entidade por intermédio de testes de observância e testes substantivos, dos papéis de trabalho, embasando-se desta forma suas conclusões e recomendações. 

    E - CERTO