SóProvas


ID
2506624
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Ao examinar as demonstrações financeiras de uma entidade, o auditor verifica as relações entre dados que envolvem cálculos e o emprego de índices financeiros simples, faz a análise vertical das demonsTrações, coteja quantias reais com dados históricos e quantias orçadas etc. Nesse caso, ao utilizar modelos matemáticos e estatísticos, como a análise de regressão, o auditor adota o procedimento denominado

Alternativas
Comentários
  • GAB: E

     

    Revisão analítica (procedimentos analíticos) Objetiva verificar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas. Na aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o auditor deve considerar:


    a) o objetivo dos procedimentos e o grau de confiabilidade dos resultados alcançáveis;
    b) a natureza do órgão/entidade e o conhecimento adquirido em fiscalizações anteriores;
    c) a disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade

  • Explicando cada procedimento:

     a) inspeção: exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;

     b) confirmação: investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;

     c) recálculo: consiste na verificação da exatidão matemática de documentos ou registros. O recálculo pode ser realizado manual ou eletronicamente.

     d) contagem: É a verificação in loco. Proporciona ao auditor a formação de opinião quanto a existência física do objeto ou item examinado. Esse procedimento é utilizado para as contas do ativo e consiste em identificar fisicamente o bem declarado nas demonstrações contábeis. 

     e) revisão analítica: verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

     

  • a)Inspeção - verificação de registros, documentos e ativos tangíveis.

     

    b) Circularização (confirmação externa, confirmação de terceiros)
    Consiste na confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; no planejamento dos trabalhos, a equipe deve considerar as partes externas que podem ser circularizadas e os objetivos de fiscalização que poderão ser satisfeitos pela circularização.

    C) Recálculo (Cálculo)
    Objetiva a conferência das operações que envolvam cálculos; na
    aplicação da técnica, a equipe não deve se limitar a conferir os cálculos realizados por terceiros, fazendo-se necessária a efetivação de cálculos próprios, que serão comparados, ao final, com aqueles apresentados pelo fiscalizado.
    É a técnica mais simples e a mais completa.

    d)Inspeção física ou contagem
    Constatação "in loco", que deverá fornecer à equipe a certeza da existência, ou não, do objeto ou item verificado. Também chamada "exames físicos", devem atender às seguintes características:
    - existência física: comprovação visual da existência do item;
    - autenticidade: discernimento da fidedignidade do item;
    - quantidade: apuração adequada da quantidade real física; e
    - qualidade: comprovação visual ou laboratorial de que o objeto examinado permanece em perfeitas condições de uso.

    e)Revisão analítica (procedimentos analíticos)Objetiva verificar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas

  • Alguém saberia me dizer qual foi a fonte que os colegas usaram?

    Porque a NBC T11 foi revogada. Alguma outra a substituiu?

  • De acordo com o disposto na NBC TA 500, os procedimentos analíticos (revisão analítica) consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.

    Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.


    Prof. Claudenir Brito

  • A “revisão analítica” constante em normas mais antigas ou da área governamental é equivalente ao “procedimento analítico substantivo” constante nas NBC TAs.

    São avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Procedimentos analíticos compreendem, também, o exame necessário de flutuações ou relações identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem significativamente dos valores esperados.

    Os procedimentos analíticos, como o nome sugere, envolvem análises, cálculo de índices, linhas de tendência. 

    O pressuposto básico que os fundamenta é a relação entre duas ou mais variáveis. Segundo Crepaldi (2012), “é o relacionamento entre certos elementos econômico-financeiros que o auditor pode razoavelmente presumir e continuar existindo na ausência de condições conhecidas em contrário”.

    Resposta: E

  • Letra (e)

    Na revisão analítica, o auditor deve considerar a disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade.

    Revisão analítica: verifica comportamento de valores significativos mediante índices, quocientes, quantidades, etc. Identifica situações ou tendências atípicas.

    Procedimentos analíticos (antiga Revisão Analítica): consistem em avaliação das informações feitas por meio de plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores