SóProvas


ID
2506765
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

A cavidade final em uma superfície oclusal única apresenta parte confinada ao esmalte e parte em dentina. Nesse caso, a integridade marginal nas áreas sujeitas às forças oclusais é superior quando o ângulo cavo-superficial é

Alternativas
Comentários
  • No caso não falou qual material restaurador

    Amálgama- biselado

    Resina - não biselado 

  • 3.4.3 Acabamento da Cavidade


     O uso da fresa no 245 dispensa o uso de instrumentos cortantes manuais. Quando utilizada a fresa no 245, as características da cavidade são:


    => Parede pulpar plana, acompanhando a inclinação da ponte de esmalte; => Paredes circundantes convergentes para oclusal; => Ângulos diedros do segundo grupo arredondados; => Parede axial plana mésio-distalmente, acompanhando a inclinação da face lingual; => Parede gengival inclinada para apical; => Ângulo áxio-pulpar arredondado; => Ângulo cavo superficial nítido e sem bisel; => Retenções adicionais em forma de sulco ou canaleta na caixa palatina ou vestibular; => Cauda de andorinha na caixa oclusal, de modo a devolver os sulcos secundários da fosseta distal.


    Para resina se restringe apenas para remoção do tecido cariado.


    http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=2ahUKEwjcxZbip9DeAhVDUZAKHctAAh8QFjAAegQICBAC&url=http%3A%2F%2Fwww.forp.usp.br%2Frestauradora%2Fdentistica%2Ftemas%2Famalgama%2Famalgama_03%2Famalgama_03.pdf&usg=AOvVaw2EpPy_iE14szREdvIxgCWV

  • O bisel tem por objetivo reduzir a infiltração marginal e aumentar a estética na linha de término. Contudo, nos dentes posteriores acabaria aumentando a extensão da cavidade e, muito provavelmente, submetendo uma fina camada de resina aos contatos oclusais. Além disso, sua realização na caixa proximal de cavidades de classe I seria extremamente difícil sem que se aumentasse excessivamente o desgaste dental. Ainda, a sua realização na borda de esmalte da parede cervical fatalmente provocaria total remoção deste, comprometendo o vedamento marginal da restauração (REIS et al., 2003).