SóProvas


ID
2506792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-BA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

Com relação às contraindicações de substâncias destinadas ao controle da ansiedade na prática odontológica, julgue os itens a seguir.


I Os benzodiazepínicos não devem ser administrados em grávidas, pois esse fármaco ultrapassa a placenta e pode deprimir o sistema nervoso central do feto.

II O óxido nitroso não deve ser administrado em portadores de porfiria intermitente aguda, devido ao risco de aumento da síntese de porfiria.

III O hidrato de cloral não deve ser administrado em pacientes que possuam restrição à inalação de gases administrados.

IV Opioides não devem ser administrados em portadores de asma, devido ao potencial de liberação de histamina.


Estão certos apenas os itens 

Alternativas
Comentários
  • Um dos efeitos dos opioides é a liberação de histamina dos mastócitos, podendo causar coceira (prurido), hipotensão e, se houver grande liberação, broncoconstrição.

  • C- I e IV

  • Benzodiazepínicos como o diazepam (também seu metabólito, o desmetildiazepam) e o clordiazepóxido atravessam rapidamente a placenta, principalmente no final da gravidez, e a sua concentração no cordão umbilical ou no sangue de recém-nato pode ser maior que a encontrada no mesmo momento no sangue materno

  •     Os benzodiazepínicos se enquadram na categoria de risco fetal. Autores mostram sobre a associação entre o uso de diazepam e a incidência aumentada de lábio leporino e/ou ferida palatina, em bebês de gestantes que fizeram uso do fármaco no 1º e 2º trimestre da gravidez.      A sedação mínima por via inalatória pela mistura de óxido nitroso e oxigênio é um método seguro para uso na gravidez. O óxido nitroso atravessa a barreira placentária, embora não haja evidências de teratogenicidade ao feto com o emprego dessa técnica. Deve-se limitar o tempo de administração para 30 minutos, administrar pelo menos 50% de oxigênio na mistura, evitar administrações repetidas e preferir os segundo e terceiro trimestre da gestação para o tratamento.