SóProvas


ID
2507482
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Número de casos e mortes por febre maculosa em 2017 já se iguala a todo o ano passado [2016], em Piracicaba


      O número de casos e morte por febre maculosa nos 06 primeiros meses de 2017 em Piracicaba (SP) já se iguala às ocorrências da doença na cidade em todo ano passado [2016]. Segundo dados da Prefeitura, foram 04 casos de janeiro a junho, com 02 mortes, neste ano [2017].

      Na época de estiagem, a tendência é que os casos de febre sejam mais frequentes. Dois dos doentes contraíram a bactéria (Rickettsia rickettsii) após serem picados por carrapatos no bairro Santa Rita neste ano [2017] na cidade de Piracicaba (SP).

      A primeira vítima de febre maculosa, em 2017, foi uma idosa. O segundo caso ocorreu em fevereiro [2017], na lagoa bairro Santa Rita. O diagnóstico saiu em tempo de tratamento e o paciente sobreviveu. Em março deste ano [2017], houve uma terceira vítima, dessa vez com óbito. Em abril deste ano [2017], mais uma pessoa do Bairro Nova Piracicaba contraiu a febre maculosa. Tratava-se de um pescador que também soube descrever para o médico detalhes da rotina de lazer e que indicou a possibilidade de contaminação.

                                                        Fonte: http://www.promedmail.org/pt [adaptado]. 

Por se tratar de uma doença rara, a ocorrência de apenas quatro casos e dois óbitos em um curto período de tempo pode ser classificada como:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    De acordo com o Guia de Vigilância Epidemiológica.7ª edição.Brasília-DF.2009

     

     

    PANDEMIA: epidemia de uma doença que afeta pessoas em muitos países e continentes.

     


    Surto – tipo de epidemia em que os casos se restringem a uma área geográfica pequena e bem delimitada ou a uma população institucionalizada (creches, quartéis, escolas, etc.).

     

    ENDEMIA: presença contínua de uma enfermidade, ou agente infeccioso, em uma zona geográfica determinada; pode também expressar a prevalência usual de uma doença particular numa zona geográfica. O termo hiperendemia significa a transmissão intensa e persistente, atingindo todas as faixas etárias; e holoendemia, um nível elevado de infecção que começa a partir de uma idade precoce e afeta a maior parte da população jovem, como, por exemplo, a malária em algumas regiões do globo.
     

  • Epidemia- Se espalha

    Pandemia- amplamente disseminada

    Surto- Aumento repentino

    Endemia- apenas numa região, não se espalha, duração contínua, muita frequência, numa zona geográfica.

  • seria endemia?