SóProvas


ID
2507491
Banca
NUCEPE
Órgão
FMS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Observe o trecho relativo à divulgação da Pesquisa Nacional de Saúde, inquérito de base domiciliar realizada no Brasil em 2013: “Das 200,6 milhões de pessoas residentes no Brasil [em 2013], 6% (12,1 milhões) ficaram internadas em hospitais por 24 horas ou mais nos últimos 12 meses anteriores à data da entrevista. A regiões que apresentaram proporções superiores à média nacional foram Sul (7,5%) e Centro-Oeste (7,4%).

O indicador de saúde presente no trecho acima é apresentado em percentagem do tipo:

Alternativas
Comentários
  • letra A (prevalência), pois indica a taxa total  e antigo dos casos.

  • Prevalência indica qualidade do que prevalece, prevalência implica em acontecer e permanecer existindo num momento considerado. Portanto, a prevalência é o número total de casos de uma doença, existentes num determinado local e período. Mede quantas pessoas estão doentes

    Incidência é a proporção de novos casos surgidos numa determinada população e num determinado intervalo de tempo.  Indica a quantidade de pessoas que se tornaram doentes.

    Prevalência num período de tempo ou lápsica abrange um lapso de tempo mais ou menos longo e que não concentra a informação em um dado ponto desse intervalo. Na prevalência lápsica estão incluídos todos os casos prevalentes, inclusive os que curaram, morreram e emigraram. O que é justamente o apresentado no enunciado,  que apresenta um período de tempo de 1 ano e não concentra a informação apenas em uma parte desse período.

    A Incidência Acumulada estima diretamente a probabilidade, ou o risco, de que um indivíduo desenvolva a doença durante um período específico de tempo.

    Risco atribuível é a diferença entre a incidência nos expostos e a incidência nos não expostos. É a medida que indica o que se pode esperar que aconteça com a ocorrência geral do agravo na comunidade, caso o fator de risco seja eliminado.

    Gabarito do Professor: Letra C


    Bibliografia

    http://www.cvs.saude.sp.gov.br/pdf/epid_visa.pdf


  • Gabarito: Letra C.

     

     

     

    De acordo com Conceitos e Definições de Saúde e Epidemiologia usados na Vigilância Sanitária.2004

     

     

     

    Prevalência indica qualidade do que prevalece, prevalência implica em acontecer e permanecer existindo num momento considerado. A prevalência é o número total de casos de uma doença, existentes num determinado local e período ,ou seja,mede quantas pessoas estão doentes.

     

     

    Prevalência num período de tempo ou lápsica abrange um lapso de tempo mais ou menos longo e que não concentra a informação em um dado ponto desse intervalo. Na prevalência lápsica estão incluídos todos os casos prevalentes, inclusive os que curaram, morreram e emigraram.

     

    Observe que o enunciado demostra um período de tempo de 1 ano e não concentra a informação apenas em uma parte desse período.