SóProvas


ID
250768
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de documentos médico-legais,
perícia e peritos, e da interpretação de laudos periciais
médico-legais.

A expressão instrumento perfurocontundente geralmente refere-se a projétil de arma de fogo.

Alternativas
Comentários
  • Instrumentos perfurocontundentes são aqueles que agem inicialmente por pressão em uma superfície e posteriormente perfuram a região atingida. As lesões produzidas por tais instrumentos são denominadas perfurocontusas e são as lesões típicas dos projéteis de arma de fogo, não obstante não sejam eles os únicos agentes capazes de produzir este tipo de ferimento.

  • Desculpem aos demais colegas, mas sirvo-me da presente para resgistrar minha indignação àqueles que respondem qualquer coisa para conseguir "estrelinhas". Para eles, não devemos votar como forma de repúdio. Este espaço é para respostas que visam o esclarecimento das dúvidas. Robledo... poderia retirar essa sua resposta. Desculpem mais uma vez.
  • CORRETO!
    Excelente a definição do colega Ricardo!
    A título de complementação, outros exemplos de instrumentos pérfurocontundentes são: flecha, grade de jardim, vergalhão, ponteiro do guardachuva, etc.
    Mas o mais comum em lesões corporais que interessam à perícia criminal é a lesão causada por prejéteis de arma de fogo.
  • As lesões causadas pelos instrumentos perfuro-contundentes são caracterizadas pelaaçãodeummecanismoqueperfuraecontundeaomesmotempo,sendoquetais ferimentos são geralmente produzidos pela utilização de armas de fogo. Apesar de normalmente essas lesões servem causadas por armas de fogo, elas podem ser causadas por outros instrumentos, como, vergalhões, flechas, lanças, entre outros.

    Alternativa correta: Certo


  • O PAF é o instrumento perfurocontudente por excelência.

  • A expressão instrumento perfurocontundente geralmente refere-se a projétil de arma de fogo.


    Correto. Apesar de abranger outros como, ponta de guarda-chuva, chave de fenda, o grande interesse decorrente desse tipo de ação é o estudo da Balística Forense.


    Resumidamente, observa-se

    1)Ferimentos de entrada

    2) Ferimentos de saída

    3) Trajeto do projétil.

  • Quando vejo o exemplo da flecha fico pensando, se cai na prova deve vir dando o formato da ponta dessa flecha ou lança.

  • Perfuro-cortante seria a ponta de uma faca, por exemplo, né?

     

  • Não se fazem mais provas como antigamente.... kkkkkkk

  • ITEM – CORRETO - Croce, Delton Jr. (in Manual de medicina legal— 8. ed. — São Paulo : Saraiva, 2012. P. 293)

     

    Classificação dos instrumentos mecânicos

     


    Segundo o contato, o modo de ação e as características que imprimem às lesões, classificam-se os instrumentos mecânicos em: cortantes, contundentes, cortocontundentes, perfurantes, perfurocortantes e perfurocontundentes. Destarte, eles produzem, respectivamente, feridas incisas, contusas (e contusões), punctórias, perfuroincisas, cortocontusas e perfurocontusas.
     

    Não existem instrumentos dilacerantes, contusodilacerantes, perfurodilacerantes, cortodilacerantes; dessa forma, não há de falar o perito em feridas dilacerantes, contusodilacerantes, perfurodilacerantes, cortodilacerantes, teoricamente produzidas por esses inexistentes instrumentos.
    Desse modo, ferimento lacerocontuso nada mais é que solução de continuidade em meio a uma ação contundente, ou seja, ferida contusa.” (Grifamos)

     

  • ''A FERIDA OCASIONADA PELO PROJÉTIL DA ARMA É A PERFURO-CONTUSA. HÁ SEMPRE UM ORIFÍCIO DE ENTRADA NO CORPO DO INDIVÍDUO E UM TRAJETO FEITO PELO PROJÉTIL. PODE HAVER UM ORIFÍCIO DE SAÍDA. QUANDO HOUVER UM ORIFÍCIO DE SAÍDA DO PROJÉTIL DIZ-SE QUE HOUVE A TRANSFIXAÇÃO.

    SE O PROJÉTIL PASSAR DE RASPÃO PELO CORPO, DIZ-SE QUE HOUVE APENAS UMA CONTUSÃO.''

  • CORRETO.

    Instrumentos perfurocontundentes produzem feridas que perfuram e contundem ao mesmo tempo. Tais ferimentos são produzidor quase sempre por projéteis de arma de fogo; no entanto também pode ser visualizado em feridas produzidas pela ponta de um guarda-chuva, por exemplo.

    Fonte: Genival Veloso França, 2017.

    Qualquer erro ou equívoco, avisem-me!