Gab. A
YOLANDA GUERRA, em seu artigo intitulado de "a Instrumentalidade no Trabalho do assistente Social", defende que a utilidade social da profissão, vinculada às políticas sociais, a instrumentalidade do Serviço Social pode ser pensada como uma condição sócio-histórica da profissão em três níveis:
1. da instrumentalidade do Serviço Social face ao projeto burguês, o que significa a capacidade que a profissão porta (dado ao caráter reformista e integrador das políticas sociais) de ser convertida em instrumento, em meio de manutenção da ordem, a serviço do projeto reformista da burguesia.
2. da instrumentalidade das respostas profissionais, no que se refere à sua peculiaridade operatória, ao aspecto instrumental-operativo das respostas profissionais frente às demandas das classes, aspecto este que permite o reconhecimento social da profissão, dado que, por meio dele o Serviço Social pode responder às necessidades sociais que se traduzem (por meio de muitas mediações) em demandas (antagônicas) advindas do capital e do trabalho
A instrumentalidade do exercício profissional como mediação
Tratar-se-á aqui da instrumentalidade como uma mediação que permite a passagem das ações meramente instrumentais para exercício profissional crítico e competente. Como mediação, a instrumentalidade permite também o movimento contrário: que as referências teóricas, explicativas da lógica e da dinâmica da sociedade, possam ser remetidas à compreensão das particularidades do exercício profissional e das singularidades do cotidiano.
Cá entre nós, deixar de escolher “questão social” para "mediação", não é fácil, até porque a primeira é considerada a matéria prima da profissão, mas e enfim, a questão pediu a defesa da autora ao problematizar o assunto. Adiante meu povo!!
Ref.
GUERRA, Y. A. D. . A instrumentalidade no trabalho do assistente social. Capacitação Em Serviço Social e Política Social, v. 4, p. 53-63, 2000.
De acordo com Yolanda Guerra existem 3 níveis de instrumentalidades:
São elas :
Da instrumentalidade do Serviço Social face ao projeto burguês;
da instrumentalidade das respostas profissionais; e
da instrumentalidade como condição de mediação.
Existe um artigo : "A instrumentalidade do Serviço Social" disponível em pdf na internet.
A sua leitura é muita válida.
erros, avisem !