SóProvas


ID
250846
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Com relação a atualidades no âmbito internacional, julgue o item
subsequente.

Com o propósito de combater a crise econômica e a desvalorização do euro, o Banco Central Europeu reduziu o seu montante de dinheiro circulante por meio da elevação dos juros.

Alternativas
Comentários
  • O Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira (13/01/11) manter sua taxa básica de juros em 1%, anunciou um de seus porta-vozes em Frankfurt. A medida já era esperada pelo mercado.

    A taxa principal do BCE – termômetro do crédito na Eurozona – está estabilizada neste nível baixo histórico desde maio de 2009.

    O Banco de Inglaterra (BoE) também não alterou sua taxa, que ficou em 0,5% – valor vigente há quase dois anos. Também decidiu pela suspensão de seu programa de compra de ativos em sua reunião mensal de política monetária.

    O BoE baixou em março de 2009 sua taxa de juros principal até o mínimo histórico de 0,5% para ajudar a impulsionar a economia britânica, a qual se encontrava em profunda recessão. Desde então, vem mantendo este nível devido aos sinais contraditórios de recuperação.
    (REVISTA VEJA-on line)

  • Para resover essa questão, é só pensarmos no problema dos E.U.A. Eles injetaram bilhões de dólares na economia, mas com o objetivo de desvalorizar o dólar, injetando mais dinheiro na economia a moeda fica desvalorizada e não valorizada.
  • O Banco Central brasileiro vem, de fato, adotando medidas para tirar moeda de circulação - a elevação dos juro é uma delas -, mas o motivo é diminuir o excesso de demanda, que foi incentivada durante a crise econômica mundial.
    Ou seja, durante a crise, a economia adotou medidas de incentivo à demanda, agora adota outras p/ regredi-la, e assim evitar a inflação.

    Além disso, atualmente, a moeda desvalorizada na economia mundial é o DÓLAR, e não o euro, como foi afirmado na questão.
  • Não luana, vc se enganou, a questão está falando do banco Central EUROPEU
  • Basta ter em mente o conceito mais básico de Keynes: em épocas de crise, o Estado deve injetar liquidez na economia a fim de suprir a sociedade com bens (públicos, semi-público e, em casos extremos, até privados) escassos em razão das instabilidades. 
    Esse aspecto coaduna-se com as função ESTABILIZADORA do Estado (estabilizar a economia e/ou a política.
    E, para "fechar o circuito", tenhamos em mente as outras funçoes do Estado: Alocativa, Distributiva e Regulamentadora - esta a mais recente. Ocorre que, na maioria dos casos, uma ação do Estado é "abrangente" e impacta em mais de uma função.
  • A solução encontrada pelo Banco Central Europeu foi, ao contrário do que afirma
    a assertiva, reduzir a taxa de juros. Com a taxa de juros em baixa, há estímulo
    à aplicação em investimentos produtivos, o que estimula a economia. Logo, a
    questão está errada.