SóProvas


ID
2508829
Banca
FUNDATEC
Órgão
IGP-RS
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Sobre embriaguez alcoólica e perícia médico-legal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GB C    Melhores locais para se verificar a presença de álcool no sangue do CADÁVER:
     VEIAS CAVAS INFERIORES
     VEIAS FEMURAIS
     No coração não é indicado, pois o álcool pode passar do estomago para o coração [em razão da proximidade], dando um falso diagnóstico.
     Deve-se ser analisado todos os órgãos para analisar o percurso da droga no corpo.
     

    A maior concentração de álcool é na VEIA PORTA que tem todo o álcool absorvido no tubo digestivo antes da ação do fígado.  Há predominância no sangue arterial com relação ao venoso nas cavidades cardíacas, uma vez que o sangue venoso é aquele que já foi distribuído por todo o corpo, por onde perde razoável quantidade de álcool.

    É preciso, ainda, que se evite colher o sangue extravasado para as grandes cavidades, como a abdominal e as pleurais.  O álcool contido no estômago costuma difundir-se para o líquido do saco pericárdico e para as cavidades abdominal e pleurais, onde se mistura com o sangue porventura extravasado de lesões viscerais, causando taxas excessivamente altas de alcoolemia.

     

    Quando NÃO FOR POSSÍVEL colher sangue do CADÁVER, aconselha-se fazer a dosagem no HUMOR VÍTREO (substância gelatinosa da parte posterior do interior do lobo ocular).  DEPOIS DO SANGUE, é o MELHOR LUGAR par fazer a  dosagem do sangue.   Como o humor vítreo tem maior teor de água, sua concentração de álcool é maior que a do sangue total.  Mas isso NÃO É VERDADEIRO na fase de absorção porque a concentração do sangue está em ascensão e a difusão do álcool do sangue para o vítreo é lenta.  Outra vantagem do vítreo é o fato de ficar PROTEGIDO, por um tempo razoável das alterações da PUTREFAÇÃO.


    sobre a letra E-  

    A absorção do álcool é rápida porque é muito solúvel em água.  Começa já na mucosa oral, mas é no estômago que se intensifica, para se tornar máxima no intestino delgado. 

    A absorção depende do estado de plenitude do estômago.  Se a pessoa bebe sem simultaneamente comer alguma coisa, a absorção é muito acelerada, principalmente porque o álcool atinge o intestino delgado precocemente.  Além disso, uma refeição plena de alimentos gordurosos forra a mucosa gástrica e retarda ainda mais a absorção, pois o álcool não é solúvel na gordura.

  •  a)Embriaguez alcoólica, alcoolismo e alcoolemia são sinônimos na prática médico-legal. ERRADA

    Embriaguez é  a curva metabólica do álcool, ou seja, o tempo de permanência do álcool no organismo. É a intoxicação resultante da ingestão do álcool (exceto em casos crônicos).

    Alcoolismo é uma doença crônica caracterizada pelo consumo incontrolável de álcool, condicionado pela dependência.

    Alcoolemia é um substantivo feminino e se refere à presença ou concentração de álcool no sangue, proveniente da ingestão de bebidas alcoólicas. Exemplos: Aquele jovem tem uma taxa de alcoolemia elevadíssima. Condutores embriagados serão submetidos a exames de alcoolemia.

    b) O valor numérico referente a uma taxa de concentração de álcool no sangue tem valor absoluto em relação à caracterização médico-legal da embriaguez. ERRADA

    Pessoas que tenham ingerido a mesma quantidade de álcool podem apresentar alteração na sua capacidade pisquica de maneira diferente, em razão da tolerância por exemplo. 

    c)A dosagem de álcool no sangue de veia femoral do cadáver é útil, desde que os fenômenos putrefativos ainda não estejam presentes. CORRETA

    Alguns médicos legistas consideram que a coleta do sangue de um coração intacto é conveniente para a dosagem alcoólica, enquanto que outros recomendam usar uma amostra periférica, como a veia femural, que é menos suscetível às mudanças pós-morte, por causa da distância do estômago. Entretanto, a coleta do sangue cardíaco é considerada importante quando o volume da veia femural é limitado, como acontece nos traumas dos membros inferiores. 

    D) Segundo a literatura médico-legal, a determinação da concentração de álcool no ar expirado através do etilômetro (bafômetro) praticamente não tem resultados falso-positivos. ERRADO

    O exame com o bafômetro é espécie de inspeção de "alcoolemia", possuindo como restrições:
    A)Medir apenas o teor alcoólico ao longo do aparelho respiratório (pulmões, traquéia, laringe faringe e boca) no ar expirado, e não da corrente sanguínea.
    B)A possibilidade do falso positivo, pois determina a concentração de um dos metabólitos do álcool ( corpos cetônicos), que podem ser via de regra, produzidos em prolongado jejum, dietas específicas e diabéticos metabolicamente descompensados.

    C)Por último, em razão da tolerância que é personalíssima, pode gerar equívocos

    e)A absorção do álcool no organismo inicia-se no estômago. errada

    Via de regra, se dá pelas vias digestivas, podendo, entretanto, se dar por outras vias: respiratória (intoxicações profissionais), cutânea (desprezível) e intravenosa (medidas terapêuticas ou anestésicas)
     

     

     

     

  • Precisa ver se a banca adotou expressamente o França, pois em ML há muita divergencia em vários pontos. Caso a banca não tenha adotado o França certamente não anularam a questão.

  • O etanol é rapidamente absorvido (20%) no estômago e no trato gastrointestinal (80%).

    Questão mal formulada, pois quando se fala em consumir álcool, se pensa em bebida álcoolica, então o concurseiro vai pensar na via oral esta é a única via usada para recreção. O álcool é abosrvido em outras vias, mas em situações atípicas.

  • Analisando as alternativas.

    a) INCORRETA. É interessante fazer, sob a ótica médico-legal, a distinção entre embriaguez alcoólica, alcoolismo e alcoolemia. (...) Dessa forma, a embriaguez é um estágio, a alcoolemia uma taxa e o alcoolismo, um estado." FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p.874

    b) INCORRETA. “Qualquer valor numérico referente a uma taxa de concentração de álcool no organismo humano tem um significado relativo, devendo-se valorizar as manifestações apresentadas em uma embriaguez, colhidas através de um exame clínico. Sintetizando, deve ficar patente que a embriaguez se constitui em um elenco de perturbações que tenha prejudicado o entendimento do examinado, sendo isto firmado pela evidência de sintomas clínicos manifestos e não por determinada porcentagem de álcool no sangue, na urina ou no ar expirado." FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 882

    C) CORRETA. “Dosagem de álcool no cadáver. Desde que ainda não tenham surgido os fenômenos putrefativos do cadáver, a dosagem poderá ser realizada no sangue retirado da veia femoral." (In The significance of blood alcohol levels at autopsy, The Medical Journal of Australia, 15:118-24)

    D) INCORRETO. “quando se utilizam os chamados “bafômetros", vem se tornando comum, o que não deixa de ser preocupante. E diz mais: “A estimativa indireta dos níveis alcoólicos em sangue através da determinação do etanol no ar expirado, longe de ser um exame simples, pelas várias interferências que sofre, bem como pelo reforço de sua positividade, não pode ser usada, principalmente e muito menos como informação inicial, para fins penais." Segundo suas observações, numerosos aerodispersoides são capazes de provocar resultados falso-positivos, ainda que o indivíduo não tenha ingerido bebidas alcoólicas. Assim, conclui: “todos os produtos – fumos e névoas (inalantes) – examinados, mesmo sem ter qualquer conteúdo alcoólico, nem como droga, nem como excipiente, podem produzir leituras falso-positivas no alcoolímetro para ar expirado (bafômetro), durante os primeiros 10 min após o seu uso". Paulete Vanrell, J. – in Resultados falso-positivos com o uso do bafômetro – XVI Congresso Brasileiro de Medicina Legal, Recife (PE, BR) 25-28/10/2000.". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 882.

    E) INCORRETA. “A absorção do álcool etílico é ordinariamente processada pela via digestiva. Começa no estômago e continua pelo intestino delgado.". FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 877. Resposta da questão estava incompleta, por esse motivo ela está incorreta, tendo em vista que a letra C apresenta uma alternativa completa e correta. 


    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C
  • França, 2017, p. 976 "A absorção do álcool etílico é ordinariamente processada pela via digestiva. Começa no estômago e continua pelo intestino delgado."
  • a absorção do alcool pode ser pela pele , inalatoria, intravascular e até pela mucosa oral ao se ingerir.

    Na embriaguez que ela ,ordinariamente e significativamente, tem como inicio importante na mucosa gastrica ,mas tambem ja se inicia na mucosa oral