SóProvas


ID
2508985
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O organograma, de maneira geral, é uma ferramenta que contribui para a gestão de departamento, áreas e, por vezes, contribui também para evitar o desvio de função. Araújo (2011) aborda que o Organograma é uma representação feita em gráficos para definir de forma hierárquica a organização de uma instituição qualquer; um negócio, uma repartição pública, uma empresa, etc. A finalidade de um organograma é definir com perfeita ordem a função que desempenha cada membro. Assim, entre tantas técnicas existentes, analise as afirmativas abaixo que identificam as técnicas para elaboração de um Organograma e marque a alternativa correta.


Analise as afirmativas a seguir.

I. Estrutural

II. Radial

III. Em Cone

IV. Funcional

V. Matricial


Marque a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Organograma Estrutural - É utilizado para representar a maioria das empresas. Normalmente é piramidal, excetuando-se quando está disposto horizontalmente, o qual representa a hierarquia da esquerda para a direita.

    http://professoraleciano.blogspot.com.br/2010/03/organograma.html

  • 1. Organograma Vertical, Clássico ou Funcional

    Esse é o formato mais conhecido e que normalmente aparecem em buscas no Google e similares. Representa a hierarquia da empresa de maneira clara

     

    2. Organograma Horizontal

    Esse tipo de organograma é idêntico ao vertical, a única diferença é que ao invés dos cargos mais importantes hierarquicamente falando, estão mais para a esquerda

     

    Organograma Estrutural - É utilizado para representar a maioria das empresas.

    Normalmente é piramidal, excetuando-se quando está disposto horizontalmente, o qual representa a hierarquia da esquerda para a direita.

     

    3. Organograma Circular ou Radial

    No organograma circular, a hierarquia é mais dividida e, apesar de se ter uma lógica das áreas que possuem mais responsabilidade (mais ao centro) para as que possuem menos (nas extremidades), se tenta ressaltar o trabalho em grupo e proximidade das áreas

     

    4. Organograma Linear de Responsabilidade (OLR)

    Diferentemente dos outros tipos que mostrei até agora, o Organograma Linear de Responsabilidade (OLR) mostra a relação que existe entre atividades ou processos chave da empresa com quem é responsável

     

    5. Organograma Matricial

    Esse modelo é muito útil para representar unidades temporárias onde mais de uma área vá atuar. É muito comum ser utilizado em consultorias ou empresas que realizam grandes projetos.

  • No organograma Estrutural: a responsabilidade e a autoridade são claras. É o tipo de organograma mais completo e usual, o qual permite melhor entendimento dos componentes da estrutura principalmente a departamentalização de uma empresa. Pode ser Vertical ou Horizontal.

    Circular ou Setorial: são elaborados por meio de círculos concêntricos, os quais representam os diversos níveis de autoridade a partir do círculo central, onde se localiza a autoridade maior da empresa.

    Radial ou Solar: O seu objetivo é mostrar o macro sistema das empresas componentes de um grande grupo empresarial.

    Linear de Responsabilidade: Possui um diferencial em relação aos demais organogramas pois sua preocupação não é representar o posicionamento hierárquico, mas, sim, o inter-relacionamento entre as diversas atividades e os responsáveis por cada uma delas.

    Informativo: Apresenta um máximo de informações de diversas naturezas relacionadas com cada unidade organizacional da empresa e não necessariamente as funções. 


    https://pt.slideshare.net/ravthallion/aula-4-organogramas-fluxogramas-e-funcionagrama