-
Gabarito E
Os conhecimentos necessários para entender o RSA são básicos. Antes de mais nada, é preciso lembrar que um número primo é um número diferente de 1 que só é divisível exatamente por 1 ou por ele mesmo. Assim, 3 é um número primo porque só tem uma divisão exata quando dividido por 1 ou por 3. Já o número 4 não é primo porque pode ser dividido exatamente por 1, 2 e 4. Se o número 4 não é um número primo, então pode ser fatorado, ou seja, pode-se encontrar os números primos que, multiplicados, resultam em 4 (no caso, 2 x 2).
Existem alguns números conhecidos como primos entre si. Dois números inteiros são ditos primos entre si quando não existir um divisor maior do que 1 que divida ambos. Isto significa que o máximo divisor comum dos primos entre si é igual a 1.
Outro conceito necessário á a aritmética modular. Na aritmética modular não dispomos de uma quantidade infinita de números, mas de um grupo finito deles. O melhor exemplo é o mostrador do relógio que, por sinal, trabalha no módulo 12. Quando o mostrador passa do 12, não tem como mostrar 13 horas porque o conjunto dos números disponíveis vai de 1 a 12. Desta forma, 12 horas + 1 hora = 1 e 9 horas + 8 horas = 5. Costuma-se escrever estas operações da seguinte forma: 12 + 1 = 1 (mod 12) e 9 + 8 = 5 (mod 12).
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
Será se a resposta dessa questão está se referindo ao algoritimo El Gamal?
RSA --> Sua robustez reside na dificuldade de se fatorar o produto de dois números primos muito grandes.
El Gamal --> O El Gamal possui como segurança de seu sistema a dificuldade do cálculo de logaritmos discretos em um corpo finito.
Diffie-Hellman --> Na sua versão mais atual, o DH pode ser utilizado conjuntamente com algoritmos de curva elíptica criando um processo chamado Perfect Forward Secrecy (PFS), A sua estrutura e robustez e segurança reside na complexidade e problema do logaritmo discreto.
-
Aonde que o RSA está relacionado com logaritmos discretos, por favor??? Paaaaara, examinador!!
Se alguém achar uma fonte, compartilha, por favor.
RSA é baseado na dificuldade computacional de fatorar extensos números inteiros compostos em primos.
El Gamal e Diffie-Hellman incorporam a dificuldade de solução do problema do logaritmo discreto.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Logaritmo_discreto#Compara.C3.A7.C3.A3o_com_a_fatora.C3.A7.C3.A3o_de_inteiros
Enquanto o problema de computar logaritmos discretos e o problema da fatoração de inteiros sejam problemas distintos, eles compartilham algumas propriedades:
- ambos problemas são difíceis (não se conhece algoritmo eficiente para computadores não-quânticos),
- para ambos, algoritmos eficientes para computadores quânticos são conhecidos,
- algoritmos de um problema são frequentemente adaptados para o outro, e
- a dificuldade dos dois problemas vem sendo utilizada para a construção de vários sistemas criptográficos.
-
Marquei RSA por eliminação, uma vez que a dificuldade que o RSA impõe diz respeito a fatoração de números extremamente grandes (produto de números primos).
-
Prezados, a questão foi mal formulada, e foi anulada pela banca. Até hoje o QC ainda não marcou como anulada (espero que o faça logo).
Não levem em consideração para seus estudos.
-
@Luciano Drosda, poderia informar qual a sua fonte sobre a anluação da questão?
Acredito que você tenha se confundido ao ler o PDF. O rodapé informando sobre questões anuladas está imediatamente abaixo da questão 49 e isso te influenciou.
http://www.nc.ufpr.br/concursos_externos/itaipu/2017/provas/403.pdf
Banca respondeu assim ao meu recurso de anulação da questão:
Primeiramente, o RSA utliza números primos e não qualquer número extenso. A operação de logaritmos discretos é exatamente a operação inversa à exponenciação utilizada pelo algoritmo RSA para realizar suas operações. Fatoração de números primos é uma das formas de execução do logaritmo discreto.
Portanto mantém-se o gabarito divulgado para esta questão.
-
Justificativa muito tosca essa! Pelo menos a nível de concurso!
-
Gabarito: Letra E
O RSA é um algoritmo de chave assimétrica, e sua segurança está diretamente relacionada à dificuldade de decifrar grandes números primos. O algoritmo é baseado na construção de chaves públicas e privadas, utiliza números primos, e, quanto maior for o número primo escolhido, mais seguro será o algoritmo.
Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
Concordo com o Thiago Amazonas.
Acredito esta ser uma questão de exceção. Não é a primeira e nem será a última.
-
Segue abaixo a única fonte que consegui encontrar que pudesse justificar o gabarito...
Outra cifra de chave pública é o ElGamal. Assim como o RSA, sua segurança depende de um problema matemático, o problema do logaritmo discreto, para o qual nenhuma solução eficiente foi descoberta, e exige chaves de pelo menos 1024 bits. Existe uma variação do problema do logaritmo discreto, que surge quando a entrada é uma curva elíptica, que é considerado ainda mais difícil de calcular; os esquemas criptográficos baseados nesse problema são conhecidos como criptografia de curvas elípticas.
Fonte: Redes de computadores - Uma abordagem de sistemas - 5ª edição - Larry Peterson, Bruce Davie