Gabarito D
Arquitetura do conjunto de instruções (instruction set architecture - ISA) se distingue da microarquitetura, que é o conjunto de técnicas de design de processadores usado para implementar o conjunto de instruções. Computadores com diferentes microarquiteturas podem compartilhar um conjunto de instruções comum. Por exemplo, o Intel Pentium e o AMD Athlon implementam versões quase idênticas do conjunto de instruções x86, mas com diferentes projetos internos.
O conceito de uma arquitetura distinta do projeto de uma máquina específica, foi desenvolvido por Fred Brooks na IBM durante a fase de projeto do System/360.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
a) A eficiência de um compilador afeta a contagem de instruções executadas sem afetar o CPI (ciclos por instrução), uma vez que o compilador determina a tradução da linguagem de entrada para instruções do processador.
b) A linguagem de programação não afeta o CPI (ciclos por instrução), uma vez que isso é característica dependente da implementação das instruções no processador. Quanto + abstrata a linguagem (Java), + chamadas indiretas: aumenta o CPI.
c) O algoritmo determina a quantidade de instruções executadas sem afetar o CPI (ciclos por instrução), uma vez que isso é característica dependente da implementação das instruções no processador.
e) Considerando duas implementações do mesmo conjunto de instruções, a comparação de CPI (ciclos por instrução) é suficiente para determinar qual apresenta maior desempenho.
Fonte: Computer Organization and Design, "Understanding Program Performance".