SóProvas


ID
2511247
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

O Guia Alimentar da População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde em 2014, prevê quatro categorias de alimentos, definidas de acordo com o tipo de processamento empregado na sua produção, recomendando que, na escolha dos alimentos, considerem-se essas categorias. A esse respeito, julgue os itens a seguir.


I Recomenda-se a ingestão de alimentos ultraprocessados, embora sejam ricos em sal, açúcar e gorduras, devido ao seu alto grau de conservação.

II É recomendada a utilização de óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades para temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias.

III Raízes e tubérculos lavados, pães e cortes de carne resfriados são considerados alimentos minimamente processados.

IV Como alimentos in natura tendem a se deteriorar muito rapidamente, técnicas de processamento mínimo podem ser adotadas para aumentar a sua conservação.


Estão certos apenas os itens

Alternativas
Comentários
  • ITEM I - Errado. Há muitas razões para evitar o consumo de alimentos ultraprocessados. Essas razões estão relacionadas à composição nutricional desses produtos, às características que os ligam ao consumo excessivo de calorias e ao impacto que suas formas de produção, distribuição, comercialização e consumo têm sobre a cultura, a vida social e sobre o meio ambiente.

    ITEM II - Correto

    ITEM III - Errado. Alimentos processados são fabricados pela indústria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura para torná- los duráveis e mais agradáveis ao paladar. Dentre eles: Cenoura, pepino, ervilhas, palmito, cebola, couve-flor preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre; extrato ou concentrados de tomate (com sal e ou açúcar); frutas em calda e frutas cristalizadas; carne seca e toucinho; sardinha e atum enlatados; queijos; e pães feitos de farinha de trigo, leveduras, água e sal.

    ITEM IV - Correto