SóProvas


ID
2511625
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação à espectrometria de absorção atômica em chama (F AAS), considerando a aplicação do procedimento de aspiração contínua (procedimento convencional) de solução de amostras, qual a alternativa com as afirmações incorretas?


I) Pode ser aplicada para a determinação de íons metálicos.

II) É uma técnica instrumental analítica mais sensível para a realização de determinações, em comparação à espectrometria de absorção atômica em forno de grafite (GF AAS).

III) Não permite a atomização do analito em um ambiente mais livre da presença de componentes da matriz da amostra.

IV) É uma técnica instrumental analítica fortemente afetada pelo efeito de interferências espectrais.

V) Possibilita a correção de sinais de absorção de fundo que ocorrem em comprimentos de onda da região do visível do espectro eletromagnético, mediante a utilização do sistema instrumental de correção com lâmpada de deutério.

Alternativas
Comentários
  • V) ERRADA: A lâmpada de deutério pode ser usada para correção da absorção de fundo, entretanto, a faixa espectral de trabalho é de 190-350 nm, ou seja, apenas a região do ultravioleta.

  • Correções:

    II) ERRADA. A GFAAS (forno de grafite) apresenta alta sensibilidade, devido ao fato da amostra inteira ser atomizada de uma vez, os átomos livres permanecem no caminho óptico por mais tempo e discriminar pequenas diferenças na concentração do analito

    IV) ERRADA. Interferências espectrais são comuns na espectroscopia de emissão em chama.

    V) ERRADA. Colega Amanda comentou anteriormente.