SóProvas


ID
2511634
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2017
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Com relação à fonte de radiação (lâmpada de cátodo oco (L.C.O.)), empregada nas espectrometrias de absorção atômica em chama e em forno de grafite, qual a alternativa com a informação incorreta?

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    b) A aplicação de correntes elétricas elevadas para a operação de uma L.C.O. não afeta o número de átomos não excitados presentes na nuvem atômica.

    Incorreta. A lâmpada de cátodo oco (LCO) é constituída de um cátodo do próprio metal que se deseja analisar. A corrente elétrica promove a ionização do gás (neônio ou argônio) contido no interior da lâmpada. Os cátions do gás migram para o eletrodo e, ao se chocar com o cátodo, promovem a remoção de alguns átomos do metal. Alguns desses átomos são excitados e, ao retornar ao estado fundamental, emitem luz nos comprimentos de ondas específicos do metal. Por exemplo, na determinação de ferro por absorção atômica em chama ar/acetileno, deve-se utilizar a LCO de ferro que emitirá radiação específica para que apenas os átomos de ferro da amostra a absorva.