Com forma bem parecida com a de uma borboleta, a glândula tireoide é localizada na parte anterior do pescoço, logo abaixo do Pomo de Adão. Reguladora da função de importantes órgãos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins, ela produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina).
A tireoide é uma pequena glândula que mede cerca de 2 polegadas (5 centímetros) de diâmetro, localizada no pescoço, sob a pele, por baixo do pomo-de-adão. As duas metades (lobos) da tireoide estão ligadas na sua parte central (istmo), dando-lhe o aspecto de um laço. Normalmente, a tireoide não pode ser visualizada e mal pode ser sentida. Se ela aumentar, os médicos podem senti-la facilmente e uma protuberância proeminente (bócio) pode aparecer abaixo ou nos lados do pomo-de-adão.
Quando a tireoide não funciona de maneira correta, pode liberar hormônios em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo, ou em excesso, ocasionando o hipertireoidismo. Nessas duas situações, o volume da glândula pode aumentar, o que é conhecido como bócio.
fonte: endocrino.org.br + msdmanuals.com
A - o lobo anterior da hipófise contém os axônios de alguns neurônios hipotalâmicos. (posterior)
B - a glândula tireoide situa-se inferiormente à cartilagem tireoide da laringe e consiste em dois lobos conectados por um istmo estreito.
C - quatro glândulas paratireoides estão incrustradas na superfície anterior da glândula tireoide. (posterior)
D - o hormônio primário liberado pelo pâncreas é o suco pancreático, para a digestão dos lipídios.
E - quando os níveis de glicose no sangue caem, a insulina é liberada pelo pâncreas. (sobem)