SóProvas


ID
2513209
Banca
FCC
Órgão
PM-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Em diferentes momentos históricos, houve disputas entre portugueses e demais colonizadores europeus pela ocupação da região do Amapá. Durante o período colonial, um episódio, que exemplifica essas disputas é o da

Alternativas
Comentários
  • Em 1637, buscando a colonização da região, foi criada a Capitania do Cabo do Norte, doada ao português Bento Maciel Parente, envolvendo as terras do atual Amapá, que era parte do Grão-Pará. Sua delimitação com a Guyana Francesa, pelo rio Oiapoque, foi definida em 1713, com o Tratado de Utrecht. Os franceses, entretanto, não respeitaram o Tratado e continuaram a invadir a Capitania lusitana. Somente em 1900, quando uma comissão de arbitragem, em Genebra, reconheceu a posse do território para o Brasil, a França desistiu do Amapá. O território foi incorporado ao estado do Pará com o nome de Araguari, até se tornar o Território Federal do Amapá, em 1943.

     

    GABARITO: LETRA B

    FONTE: http://www.brasil-turismo.com/amapa/historia.htm

  • Complementando...

    O Tratado de Tordesilhas de fato foi um acordo entre Portugal e Espanha, assinado em 1494, e, na época em que foi firmado, o atual território do Amapá pertencia à Espanha e não a Portugal.

  • Sobre as pretensões territoriais de europeus não portugueses, procuramos a alternativa correta.

    A) A ocupação holandesa restringiu-se ao nordeste com a ocorrência de rápida incursão na Amazônia, que não chegou a produzir povoamento de fato.

    B) A França já ocupava o território ao norte da região e tentava estender seus domínio sobre o território português. Alternativa correta.

    C) Não há registros de embarcações russas atuando na Amazônia do período colonial.

    D) Tordesilhas é anterior a ocupação do Brasil e situava o atual Amapá em terras espanholas.

    E) Evento do século XX, quando o território brasileiro já estava com suas fronteiras consolidadas.


    Gabarito do professor: B.