O que é a doença inflamatória pélvica (DIP)?
É uma infecção dos órgãos reprodutores femininos que podem danificar o útero (útero), trompas de falópio e ovários.
É causada por infecção bacteriana. Existem 40 tipos diferentes de bactérias que podem causar DIP, mas cerca de 50% dos casos são causados por doenças sexualmente transmissíveis (DST) gonorréia e clamídia.
Complicações da Doença Inflamatória Pélvica incluem: Gravidez ectópica, Infertilidade, Endometrite, Salpingite, Abscesso tubo-ovariano, Peritonite pélvica, Periapendicite e Perihepatite.
Fonte: http://criesaude.com/doenca-inflamatoria-pelvica-dip/
Letra D
Aprofundando...
A Peri-hepatite gonocócica é a afecção caracterizada por processo inflamatório intra-abdominal adjacente ao fígado, secundário à ascensão pela cavidade abdominal, através do trato genital (vagina, útero e trompas), da bactéria Neisseria gonorrhoeae, diplococo Gram-negativo intracelular, também causadora de cervicite (inflamação do colo do útero) e doença inflamatória pélvica (DIP) nas mulheres, e de uretrite gonocócica, principalmente nos homens.
O principal sintoma é dor no hipocôndrio direito (região imediatamente abaixo da última costela), em paciente com sinais de infecção ginecológica recente ou atual, tais como leucorréia (corrimento vaginal) purulenta e dor em baixo-ventre. Também pode haver eventualmente outros sintomas, como febre, queda do estado geral e irritação peritoneal, geralmente nos casos mais graves.
Gonorreia e Clamídia:
Agente etiológoico: Neisseria gonorrhoeae e Clamydia Trachomatis.
Tranmissão: relação sexual sem preservativo e duarante o parto.
Complicações: Inferlidade, dor durante as relações sexuais, gravidez nas trompas, endometrite.
Sinais e sintomas: sensação de ardor e esquentamento ao urinar podendo causar corrimento ou pus. Dor nos testículos e sangramento fora de época ou aumento da menstruação.