SóProvas


ID
2514145
Banca
FCC
Órgão
TRF - 1ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O nível de desempenho do concreto de qualquer estrutura é avaliado, basicamente, pela distância existente entre dois parâmetros definidos em norma, sendo eles o estado limite de serviço (ELS) e o estado limite último (ELU).


A respeito desses dois parâmetros é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Os estados limites de serviço (ELS) são os critérios de segurança que estão relacionados ao conforto para os usuários, durabilidade da estrutura, aparência e boa utilização de um modo geral. Já o ELU está relacionado ao estado no qual a estrutura já não pode ser utilizada por razão de esgotamento da capacidade resistente e risco à segurança.

  • "A diferença entre este dois patamares são os coeficientes de segurança, por sua vez definidos em normas técnicas. Quanto mais próximos eles estiverem, maior probabilidade de que a superestrutura entre em colapso. A proximidade destes dois parâmetros ocorre cada vez que a superestrutura de concreto aproxima-se de um nível crítico de deterioração e desempenho, anômalo ao que foi projetada."

    http://www.ibracon.org.br/publicacoes/revistas_ibracon/rev_construcao/pdf/Revista_Concreto_49.pdf

  • Primeiro, vamos entender o que são esses conceitos:

    Estado-limite último (ELU): estado crítico em que o sistema de vedações verticais internas e externas (SVVIE) não atende mais aos critérios de desempenho relativos à segurança. Há risco de colapso ou ruína. A ruína pode ser caracterizada pela ruptura, perda de estabilidade, deformações ou fissuras excessivas.

    Estado-limite de serviço (ELS): estado de solicitação do SVVIE a partir do qual começam a ser prejudicadas a funcionalidade, utilização e/ou durabilidade do sistema. Presença de deslocamentos acima dos limites, fissuras e outra falhas.

    Logo percebemos que quanto mais próximos estiverem, pior será a deterioração da estrutura

    Retirada da NBR 15575

  • por que não letra A?