SóProvas


ID
2514949
Banca
IF-TO
Órgão
IF-TO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A organização do trabalho pedagógico e da gestão da escola refere-se a organização e a gestão das pessoas, do espaço, dos processos e procedimentos e devem ser expressos no projeto político-pedagógico e nos planos da escola. A gestão democrática no ensino público é obrigatória e prevista, e implica no envolvimento da comunidade escolar nas tomadas de decisão.


Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica, entende-se que a gestão democrática:

Alternativas
Comentários
  • Letra "C"

    Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

    I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

    II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

  • c) Constitui-se em instrumento de horizontalização das relações, de vivência e convivência colegiada, que visam a superação do autoritarismo no planejamento e na concepção e organização curricular.

  • Por eliminação podemos responder essa questão facilmente.

     

    a)Constitui-se na descontinuidade dos processos e procedimentos burocráticos, assumindo com pertinência os planos pedagógicos, os objetivos institucionais e educacionais, e as atividades de avaliação contínua. Errado. Não pode ser descontinua pois todos precisam participar.

     b) Constitui-se na construção de relações interpessoais independentes, autônomas e isoladas, geridas de tal modo que os professores se sintam estimulados a conhecer melhor os seus pares (colegas de trabalho, estudantes, famílias). Errado. Isso é o oposto que democrático quer dizer.

     c) Constitui-se em instrumento de horizontalização das relações, de vivência e convivência colegiada, que visam a superação do autoritarismo no planejamento e na concepção e organização curricular. Correto

     d) Constitui-se na compreensão da globalidade da pessoa enquanto ser que aprende, que sonha e ousa em busca de uma convivência social alienante fundamentada na ética cidadã. Errado. Na alienação um indivíduo se submete totalmente a outro de forma não democrática.

     e) Constitui-se na presença autoritária e mobilizadora do gestor no cotidiano da escola e nos espaços com os quais a escola interage, em busca da qualidade social das aprendizagens que lhe caiba desenvolver, com transparência e responsabilidade. Errado. Autoritarismo é incompatível com o conceito de democracia.

  • a)

    Constitui-se na descontinuidade (superação) dos processos e procedimentos burocráticos, assumindo com pertinência os planos pedagógicos, os objetivos institucionais e educacionais, e as atividades de avaliação contínua. (art. 55 – I – DCN)

     

    b)

    Constitui-se na construção de relações interpessoais independentes, autônomas e isoladas, (solidárias) geridas de tal modo que os professores se sintam estimulados a conhecer melhor os seus pares (colegas de trabalho, estudantes, famílias). (art. 55 – IV – DCN)

     

     

    c)

    Constitui-se em instrumento de horizontalização das relações, de vivência e convivência colegiada, que visam a superação do autoritarismo no planejamento e na concepção e organização curricular. (art 55 – caput – DCN) CORRETA.

     

     

     

    d)

    Constitui-se na compreensão da globalidade da pessoa enquanto ser que aprende, que sonha e ousa em busca de uma convivência social alienante (libertadora) fundamentada na ética cidadã. (art. 55 – I – DCN)

     

     

     e)

    Constitui-se na presença autoritária  (articuladora) e mobilizadora do gestor no cotidiano da escola e nos espaços com os quais a escola interage, em busca da qualidade social das aprendizagens que lhe caiba desenvolver, com transparência e responsabilidade. (art. 55 – VI – DCN)

     

     

  • Art. 3º O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:

    I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

    II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber;

    III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas;

    IV - respeito à liberdade e apreço à tolerância;

    V - coexistência de instituições públicas e privadas de ensino;

    VI - gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais;

    VII - valorização do profissional da educação escolar;

    VIII - gestão democrática do ensino público, na forma desta Lei e da legislação dos sistemas de ensino;

    IX - garantia de padrão de qualidade;

    X - valorização da experiência extra-escolar;

    XI - vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.

    XII - consideração com a diversidade étnico-racial. 

    ----------------

    Art. 14. Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios:

    I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola;

    II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.

  • Gabarito: C

     

    #partiuposse