CERTA a) Fluxos de ar devido aos gradientes de pressão (ventilação devida à força térmica ou efeito chaminé).
Segundo Lamberts, as massas de ar se deslocam da área de maior pressão (fria e pesada) para de menor pressão (quente e leve).
O efeito chaminé é uma solução para expulsar o ar quente, uma vez que o ar frio mais próximo ao piso (principalmente se houver um espelho d'água ou vegetação fazendo esse resfriamento evaporativo) se deslocará rumo a chaminé, área de ar mais quente e menor pressão, por ser mais próxima da cobertura e receber mais cargas térmicas.
b) Uma amenização da velocidade em regiões com vegetação densa.
Romero considera a massa de vegetação densa como uma barreira de ventos, os ventos passam por cima na massa arbórea.
c) Um efeito redemoinho quando o fluxo de ar se junta em edifícios com superfícies reduzidas.
O redemoinho (ou turbulências) ocorre com barreiras físicas, altos edifícios, e não com superfícies vazadas, reduzidas. Segundo Brown (Sol, vento e luz), edifícios-torre podem gerar 4 tipos efeitos na movimentação no ar: efeito de turbilhão descendente, efeito de canto, efeito de esteira e efeito de cavidades.
d) Ventilação cruzada nos edifícios a sotavento do que em edifícios a barlavento.
O ideal é dispor as aberturas no sotavento e no barlavento para aproveitar a direção do ar. No sotavento a pressão do ar é negativa, dessa forma não há entrada de ar por essa abertura. Para haver a ventilação cruzada é preciso de uma abertura para entrada e outra para saída, além da diferença de pressão entre elas.
e) Uma melhor ventilação em regiões com menor porosidade do que as com mais porosidade.
Fosse maior a palavra estaria correto, alta ventilação pode ser ruim também, por exemplo, ventilação que rouba umidade, não é muito atrativa em regiões secas.
Espero ter ajudado, se estiver algo errado alguém me corrija, por favor, Bons estudos!