SóProvas


ID
2516278
Banca
AOCP
Órgão
CODEM - PA
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

No norte do país, o jeito de ser paraense chama a atenção, seja na forma de falar, de cantar, de dançar ou de vestir. Apesar das influências do resto do país, o paraense mantém, com fervor, o gosto pelas coisas da terra.


Sobre a cultura do Pará, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) O carimbó é um ritmo musical amazônico e também uma dança de roda de origem indígena típica da região litorânea do estado do Pará. Influenciado por negros e portugueses, o termo “Dança do Carimbó” vem do título dado pelos indígenas aos dois tambores de dimensões diferentes, que servem para o acompanhamento básico do ritmo.

( ) Em Belém, o Círio de Nazaré consiste na devoção à Virgem de Nazaré, que começou após o caboclo Plácido ter encontrado uma pequena imagem de Nossa Senhora às margens do Igarapé Murutucu.

( ) A culinária do Pará expressa muito de sua cultura regional e pratos como: Pato a tucupi, Caruru, tacacá, Barreado e Chambaril traduzem a exótica cozinha paraense.

( ) A lenda do boto faz parte do folclore da região norte. Ela era utilizada para justificar uma gravidez fora do casamento e, ainda hoje, costuma-se dizer que uma criança é filha do boto quando não se sabe quem é o pai.

( ) O festival dos bois garantido e caprichoso, típico do Pará, é realizado no fim de cada ano e marca um evento festivo equivalente ao carnaval das demais regiões do Brasil.

Alternativas
Comentários
  • Com referência à última alternativa de cima para baixo:

    "O Festival de Parintins é uma festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas."

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_Folcl%C3%B3rico_de_Parintins

    :)

     

  • GABARITO  E

     

    ( F ) A culinária do Pará expressa muito de sua cultura regional e pratos como: Pato a tucupi, Caruru, tacacá,  Barreado e Chambaril  traduzem a exótica cozinha paraense. 

    Entre os destaques da cozinha paraense estão: Pato no tucupi , Maniçoba ,Caruru , Tacacá , Chibé , Mujica.

    ERROS:

    No Paraná, é comum o Barreado, uma mistura de carnes, preparada em panela de barro e acompanhada de farinha de mandioca e banana.

    Chambaril: de Tocantins, o prato é feito à base de canela de boi;

    --------------------

    ( F ) O festival dos bois garantido e caprichoso, típico do Pará, é realizado no fim de cada ano e marca um evento festivo equivalente ao carnaval das demais regiões do Brasil. 

     

    O Festival de Parintins é uma festa popular realizada anualmente no último fim de semana de junho na cidade de Parintins, Amazonas.

    O festival é uma apresentação a céu aberto de diversas associações folclóricas, sendo o ponto mais importante do evento atualmente é a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Caprichoso de cor azul e o Boi Garantido de cor vermelha. A apresentação ocorre no Bumbódromo

     

    http://www.pa.gov.br/O_Para/culinaria.asp

    http://gshow.globo.com/programas/mais-voce/So-na-web/noticia/2013/08/de-norte-a-sul-confira-quais-sao-as-iguarias-tipicas-de-cada-regiao-do-brasil.html

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_Folcl%C3%B3rico_de_Parintins

     

  • O carimbó é um ritmo musical amazônico e também uma dança de roda de origem indígena típica da região litorânea do estado do Pará. Influenciado por negros e portugueses, o termo “Dança do Carimbó” vem do título dado pelos indígenas aos dois tambores de dimensões diferentes, que servem para o acompanhamento básico do ritmo. ITEM VERDADEIRO.

    Em Belém, o Círio de Nazaré consiste na devoção à Virgem de Nazaré, que começou após o caboclo Plácido ter encontrado uma pequena imagem de Nossa Senhora às margens do Igarapé Murutucu. ITEM VERDADEIRO.

    A culinária do Pará expressa muito de sua cultura regional e pratos como: Pato a tucupi, Caruru, tacacá, Barreado e Chambaril traduzem a exótica cozinha paraense. ITEM FALSO.

    O barreado e o chambaril não são pratos típicos da cozinha paraense. Pato no tucupi, caruru e o tacacá, por outro lado, expressam, sim, a exótica cozinha paraense.

    A lenda do boto faz parte do folclore da região norte. Ela era utilizada para justificar uma gravidez fora do casamento e, ainda hoje, costuma-se dizer que uma criança é filha do boto quando não se sabe quem é o pai. ITEM VERDADEIRO.

    O festival dos bois garantido e caprichoso, típico do Pará, é realizado no fim de cada ano e marca um evento festivo equivalente ao carnaval das demais regiões do Brasil. ITEM FALSO.

    O festival dos bois garantido e caprichoso NÃO é típico do Pará, mas do estado do Amazonas.

    Resposta: E

  • Caprichoso e Garantido acontece no nosso estado vizinho AMAZONAS! :)