SóProvas


ID
2517916
Banca
FCC
Órgão
TRT - 24ª REGIÃO (MS)
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um Técnico do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região leu a seguinte orientação técnica: “A versão do NFS incluída no Red Hat Enterprise Linux 6, o NFSv4, não requer mais o serviço portmap. O tráfego de NFS agora utiliza o TCP em todas as versões, em vez do UDP, e requer isso quando usar o NFSv4. O NFSv4 agora inclui o usuário Kerberos e a autenticação de grupo como parte do módulo do kernel RPCSEC_GSS. Informações sobre o portmap são ainda incluídas, desde que o Red Hat Enterprise Linux 6 suporte o NFSv2 e o NFSv3, e ambos utilizem o portmap.”.


Além disso, por padrão, o compartilhamento NFS muda o usuário root para o usuário nfsnobody, uma conta de usuário sem privilégios, que muda o proprietário de todos os arquivos criados pelo root para nfsnobody. Para proteger o NFS, o Técnico não pode permitir o uso de um comando que, se usado, faz com que os usuários root remotos sejam capazes de mudar quaisquer arquivos no sistema de arquivos compartilhados e deixar aplicações infectadas por trojans para que outros usuários as executem sem saber. Este comando é:

Alternativas
Comentários
  • Por padrão, o compartilhamento NFS muda o usuário root para usuário nfsnobody, uma conta de usuário sem previlégios. Isto muda o proprietário de todos os arquivos criados pelo root para nfsnobody, que impede o upload de programas com o setuid definido.

    Se o no_root_squash é usado, os usuários root remotos são capazes de mudar quaisquer arquivos no sistema de arquivos compartilhados e deixar aplicações infectadas por trojans para que outros usuários as executem sem saber.

    Gabarito: alternativa A

     

    Fonte: https://access.redhat.com/documentation/pt-BR/Red_Hat_Enterprise_Linux/6/html/Security_Guide/sect-Security_Guide-Securing_NFS-Do_Not_Use_the_no_root_squash_Option.html

  • Gabarito A

    NÃO USE A OPÇÃO NO_ROOT_SQUASH

    Por padrão, o compartilhamento NFS muda o usuário root para usuário nfsnobody, uma conta de usuário sem previlégios. Isto muda o proprietário de todos os arquivos criados pelo root para nfsnobody, que impede o upload de programas com o setuid definido.

    Se o no_root_squash é usado, os usuários root remotos são capazes de mudar quaisquer arquivos no sistema de arquivos compartilhados e deixar aplicações infectadas por trojans para que outros usuários as executem sem saber.

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Bem, na verdade no_root_squash não é um comando e sim um parâmetro/opção de utilização do NFS.