SóProvas


ID
2518429
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Um Técnico deseja atribuir, no Linux, permissão de leitura e escrita para o dono do arquivo processos.txt, somente permissão de leitura para usuários do mesmo grupo e nenhuma permissão para outros usuários. Para isso, terá que utilizar, em linha de comando, a instrução

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    Tendo em mente que o conceito de binário significa 0 = desligado e 1 = ligado, vejamos como fica na tabela abaixo:

         rwx

    0 - 000

    1 - 001

    2 - 010

    3 - 011

    4 - 100

    5 - 101

    6 - 110

    7 - 111

    Onde "rwx" são as permissões de um arquivo, ou seja:

    r=read (leitura)

    w=write (gravação, alteração, deleção)

    x=execute (execução)


    Feito isso, sabemos que um arquivo ou diretório possui 3 modos de permissão. Uma permissão para o DONO do arquivo ou seja, quem o criou, uma outra permissão para o GRUPO do usuário dono do arquivo, e outra permissão para QUALQUER outro usuário ou grupo. 

    Exemplo: Temos um diretório qualquer chamado mp3 que eu quero permissão total para o dono [eu], permissão de apenas leitura para o meu grupo e nenhuma permissão para o resto do mundo. O comando para executar essa ação é o CHMOD (em minúsculo mesmo). 

    $ chmod 740 /mp3 

    (acompanhem na tabela acima, que o 7=rwx, 4=r e 0=nada) 

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • chmod 640 arquivo.txt Configura a permissão de arquivo.txt como sendo 640: 6 = leitura(4) + escrita(2) para o usuário dono, 4 = leitura para o grupo e 0 (nenhuma permissão) para outros. É importante lembrar que o usuário root tem permissões ilimitadas, ou seja, ele poderá visualizar ou modificar permissão de qualquer usuário, em qualquer diretório.