SóProvas


ID
2518492
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

As redes sem fio são padronizadas segundo o IEEE, que regulamentou a norma 802.11 e as suas versões dividindo em grandes grupos em função do seu raio de alcance. Um destes grupos denomina-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    WWAN (Wireless Wide Area Network - Rede sem fio de longa distância) também é conhecida como rede celular móvel. São as redes sem fio mais comuns, já que todos os telefones celulares estão conectados a uma rede estendida sem fio. 

    Exemplos de WWAN

    As principais tecnologias utilizadas nas redes WWAN são a GSM (Global System for Mobile Communication - Sistema Global de Comunicação Móvel), a GPRS (General Packet Radio Service - Serviço de Rádio de Pacote Geral) e a UMTS (Universal Mobile Telecommunication System - Sistema Universal de Telecomunicações Móveis).

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Letra D)

     

    WPAN - Bluetooth,  InfraRed ou IrDA , ZigBee  e o UWB.

    WLAN -  Wi-Fi (Wireless Fidelity)

    WMAN - WiMAX

    WWAN - Os telefones celulares são os principais dispositivos utilizados nesse escopo de rede.

     

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialredespbaid/pagina_3.asp

  • Letra D

    Para enriquecer...

     

    "O LTE (acrónimo de Long Term Evolution, em português Evolução de Longo Prazo) é um padrão de redes de comunicação móveis que se encontra em fase de adaptação por parte dos operadores que utilizam tecnologias GSM como 3G/W-CDMA e HSPA e também pelos operadores de CDMA. Esta nova tecnologia de rádio permite velocidades de 150Mb/s de downlink e 50Mb/s de uplink (taxas máximas).

    O LTE foi concebido para manter a compatibilidade com o GSM e o HSPA. Incorpora o Multiple In Multiple Out (MIMO), em combinação com uma multiplexação Orthogonal Frequency Division Multiple Access (OFDMA) no downlink e Single Carrier FDMA no uplink para conseguir utilizações eficientes do espectro. Ele pode ser utilizado em blocos de frequências de 1,4 MHz a 20 MHz e ambas em operação FDD e TDD.

    Apesar de tanto o LTE como o WiMAX utilizarem uma ligação sem fios OFDMA, o primeiro possui a vantagem de ser compatível com os recursos existentes nas redes HSPA e GSM, permitindo que os operadores móveis possam realizar a transição para a tecnologia LTE sem descontinuidade de serviço nas redes já existentes."

     

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Long_Term_Evolution