-
Apontamentos sobre a letra b) -A inauguração da Rodovia Perimetral Norte br 210, o ultimo perímetro a cercar o norte do Brasil, nunca ocorreu. Um projeto audacioso criado em 1973, que ligaria o Amapá a outros Estados, e o Brasil à Colombia, nunca saiu do papel. Mais um projeto que ficou perdido no tempo, apenas entrou para história como projeto/promessa mesmo, tendo em vista que nunca foi realizado. Quase 2.500km, que cruzaria o Amapá, Pará, Roraima e Amazonas echegando até a Colombia. Um grande sonho e iniciativa do Regime Militar, só que a construção do projeto, passaria por dentro de tribos indígenas o que culminou na parada do projeto em 1977. Não há então, previsão de continuidade da BR 210, Rodovia Federal Transversal, conhecida como Perimetral Norte que foi planejada no auge do desenvolvimentismo econômico do regime militar para cortar a Amazônia brasileira desde o Amapá até a fronteira colombiana no Estado do Amazonas, fazendo parte do Plano de Integração Nacional - PIN.
No Amapá, foi iniciada em 1973 aproveitando os 102 quilômetros já construídos pela ICOMI para exploração da Serra do Navio, saindo de Macapá, o projeto foi suspenso em 1977 depois de 170 km construídos que hoje terminam dentro da Terra Indígena Waiãpi.
-
Apontamentos sobre a letra A : ZONA FRANCA VERDE
Com o principal atrativo da isenção fiscal do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Zona Franca Verde (ZFV), sancionada pela presidente Dilma Rousseff, no dia 18 de dezembro de 2015, criará um espaço econômico que permite a instalação de indústrias para a fabricação de produtos que utilizem matéria-prima da biodiversidade amapaense.
Diferente da atual Área de Livre Comércio (ALC), na qual os incentivos fiscais limitem a compra e venda de produtos para circulação local, a Zona Franca Verde concederá benefícios para indústrias e os produtos produzidos poderão ser comercializados em todo o território nacional e exportados.
O novo polo industrial, que será instalado na Área de Livre Comércio Macapá e Santana (ALCMS), traz muitos desafios ao Estado, e com isso uma nova perspectiva de desenvolvimento e crescimento econômico.
O parque industrial do Amapá será composto não apenas por grandes empresas, mas também por pequenos empreendedores do Estado.
-
Gabarito Letra C.
A questão informa o período: Dentre as iniciativas de desenvolvimento econômico do Amapá com preocupação de preservação ambiental, no século XX, podemos citar:
C- PDSA, PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL DO AMAPÁ.
-
c)
o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amapá, que estimulou a exportação de produtos derivados da castanha.
-
Gabarito C
O Programa de Desenvolvimento Sustentável, implementado em 1995, alia desenvolvimento com preservação ambiental.
O incentivo aos castanheiros acabou se tornando a vitrine do Programa, pois além de criar reservas extrativistas, o Amapá incentivou e passou a financiar cooperativas que hoje exportam os produtos derivados da castanha.