-
Gabarito: Letra D
-
Contexto nacional: Ditadura do Estado Novo
Justificativas da criação dos territórios:
•Constitucional: a constituição de 1937 previa a criação de territórios federais cujas áreas seriam desmembradas dos Estados que não pudessem garantir o seu desenvolvimento.
• Ideológica:
* a doutrina da segurança nacional (DSN)
O governo Vargas defendia a necessidade de defender as regiões de fronteira de possíveis ataques do EIXO(Alemanha, Itália e Japão) durante a segunda guerra mundial.
O Amapá destacava-se em função da existência de uma base aérea e militar construída pelos Estados Unidos em 1942. (Sim éramos quintal deles) continuando...
* A Doutrina da Integração Nacional (DIN):
Vargas afirmava que essas áreas necessitavam ser integradas ao contexto nacional. Esta integração seria econômica, social, administrativa e cultural.
Vale lembrar que os Governadores eram NOMEADOS pelo Presidente da República sendo o primeiro deles Janary gentil Nunes
-
O Território Federal do Amapá foi criado em 13 de setembro de 1943 pelo Gentúlio Vargas! Foi criado através do Decreto-Lei n 5812/1943 (nesse decreto é possivel ver o que o ato normativo considerava as fronteiras do novo território federal).
1º capital foi o Município de Amapá, mas 2 meses depois, quando o 1º governador (Janary Nunes) chegou, ele alterou a capital para o município de Macapá, por entender ter maior estrutura para receber uma capital.
-
A criação do território do amapá se deu pelo Decret-Lei 5112/43 em 13 de setembro de 1943, tendo como primeiro governador Janary Gentil Nunes, que permaneceu até 1954. A capital escolhida foi amapá, mas foi transferida para Macapá em janeiro de 1944. Houve diversos motivos para justificar a criação do Território Federal do Amapá, entre eles a falta de segurança das fronteiras em razão da Segunda Guerra Mundial.
Letra D.
-
Quem manja de Constitucional mata essa questão.
-
LETRA D CORRETA
O Território Federal do Amapá foi um Território Federal criado em 13 de setembro de1943, de acordo com o Decreto-lei n° 5.812, durante o governo do presidente Getúlio Vargas . A região foi desmembrada do estado do Pará, e equivalente ao atual estado do Amapá . A constituição do território se deu visando a fatores estratégicos e de desenvolvimento econômico, em plena Segunda Guerra Mundial, ou seja, em um contexto de guerra, isso contribuiria para a defesa da Nação, por serem áreas de fronteira que passariam a contar com o controle e a interferência direta do governo federal.