SóProvas


ID
2518873
Banca
FCC
Órgão
PC-AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a hidrografia do Amapá, é correto afirmar que o rio

Alternativas
Comentários
  • Rio Matapi é um rio brasileiro que banha o estado do Amapá. O rio passa pele comunidade de Matapi, no município de Porto Grande, e deságua no rio Amazonas, no município de Santana, onde se localiza o porto no encontro dos rios.

    rio Araguari é um curso-d'água brasileiro que banha o estado do Amapá. Tem sua nascente na Serra Lombarda, norte do estado, e atravessa várias povoações, como as cidades de Porto Grande (cujos primeiros habitantes chegaram por ele), Ferreira Gomes e Cutias do Araguari. Por fim, o Araguari deságua no oceano Atlântico, na fronteira entre os municípios de Amapá e Cutias do Araguari, formando ondas que dão origem a uma pororoca, utilizada para campeonatos de surfe.

    rio Oiapoque é um curso d'água que delimita a fronteira entre o estado brasileiro do Amapá e o departamento de ultramar francês da Guiana. O Oiapoque nasce na serra Tumucumaque (ou Tumuc-Humac) e em seu trajeto é também chamado de OyapockIapocoIapoc. Deságua no oceano Atlântico após percorrer cerca de 350 km.

    Rio Pedreira é um rio brasileiro que banha o estado do Amapá. Neste rio é famoso por ter muitas pedras por isso o nome rio pedreira. Do rio foi retiradas pedras para a construção da fortaleza de são José no município de Macapá, é um dos principais rios do Amapá e passa pela cidade de Itaubal do Piriri e deságua no rio amazonas. O Rio Pedreira passa pelo Cabo Ipixuna Miranda.

    rio Jari é um curso de água que banha os estados do Pará e do Amapá, no Brasil. Desagua no rio Amazonas. Foi um rio importante na colonização da Calha Norte do rio Amazonas, servindo de via de transporte da castanha-do-pará e de outros produtos extraídos das florestas da região. Possui grande potencial hidroelétrico na região de Santo Antônio da Cachoeira e Itapeuara.

     

  • Gab. E) O Rio Jari afluente da margem esquerda do Rio Amazonas, separa o Amapá do Estado do Pará

  • O rio Jari tem 785 km de extensão, nasce na Serra do Tumucumaque e deságua na margem esquerda do Rio Amazonas, em frente a Ilha Grande de Gurupá, servindo de limite entre os estados do Pará e do Amapá. Este rio foi muito importante na colonização da Calha Norte do Rio Amazonas, servindo de via de transporte da castanha e de outros produtos extraídos das florestas da região. Possui grande potencial hidroelétrico na região de Santo Antônio da Cachoeira e Itapeuara. É navegável da sua foz até a Cachoeira de Santo Antônio, é um dos afluentes da margem esquerda do rio Amazonas. Algumas cachoeiras se formam em seu curso como: Cachoeira de Santo Antônio, Cumari, Inajá, Aurora, Maçaranduba, Guaribas, do Rebojo e do Desespero.

     

     

    Letra E

  • e)

     Jari é divisa natural com o Estado do Pará e faz parte da bacia Amazônica. 

  • GABARITO (E).

    Fronteiras do Amapá:

    NORTE = GUIANA FRANCESA

    LESTE = OCEANO ATLÂNTICO

    SUL E OESTE= PARÁ - Rio Jari - Faz Sentido.

    NOROESTE = SURINAME

  • GABARITO (E).

    Fronteiras do Amapá:

    NORTE = GUIANA FRANCESA

    LESTE = OCEANO ATLÂNTICO

    SUL E OESTE= PARÁ - Rio Jari - Faz Sentido.

    NOROESTE = SURINAME