SóProvas


ID
2519122
Banca
FCC
Órgão
POLITEC - AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Código de Ética Médica atualmente vigente (Resolução do Conselho Federal de Medicina n° 1.931/2009) tem um capítulo dedicado à auditoria e perícia médica. De acordo com esse capítulo e seus artigos, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Certa E: o médico perito deve sempre atuar com absoluta isenção, sem ultrapassar os limites da sua atribuição e competência. 

  • a) o médico perito pode assinar laudos em que não tenha feito pessoalmente o exame. 

    Errado. 

    É vedado ao médico:

     Art. 92. Assinar laudos periciais, auditoriais ou de verificação médico-legal quando não tenha realizado pessoalmente o exame.

     

     b) o médico pode ser perito judicial em casos que envolvam seu paciente, mesmo que isso seja capaz de intervir na sua imparcialidade. 

    Errado.

    É vedado ao médico:

     Art. 93. Ser perito ou auditor do próprio paciente, de pessoa de sua família ou de qualquer outra com a qual tenha relações capazes de influir em seu trabalho ou de empresa em que atue ou tenha atuado.

     

     c) o médico perito pode realizar exames cautelares dentro de delegacias e/ou instituições prisionais. 

    Errado.

    É vedado ao médico:

    Art. 95. Realizar exames médico-periciais de corpo de delito em seres humanos no interior de prédios ou de dependências de delegacias de polícia, unidades militares, casas de detenção e presídios.

     

     d) o médico perito pode atrelar o valor dos seus honorários ao valor da causa. 

    Errado.

    É vedado ao médico:

     Art. 96. Receber remuneração ou gratificação por valores vinculados à glosa ou ao sucesso da causa, quando na função de perito ou de auditor.

     

     e) o médico perito deve sempre atuar com absoluta isenção, sem ultrapassar os limites da sua atribuição e competência. 

    Certo.

    É vedado ao médico:

     Art. 98. Deixar de atuar com absoluta isenção quando designado para servir como perito ou como auditor, bem como ultrapassar os limites de suas atribuições e de sua competência.

  • existem questões tão obvias