SóProvas


ID
2519125
Banca
FCC
Órgão
POLITEC - AP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O relatório médico-legal é a narração escrita e minuciosa da perícia médica, podendo ser do tipo auto ou laudo. Analise as assertivas abaixo em relação à estrutura do laudo.


I. O laudo médico-legal apresenta as seguintes partes: preâmbulo, quesitos, histórico, descrição, discussão, conclusão e resposta aos quesitos.

II. A descrição do laudo é a parte que contém o exame físico realizado durante a perícia, sendo considerada a parte mais importante do laudo.

III. A conclusão deve conter todos os itens expostos nos quesitos de maneira explícita, podendo ser grande e prolixa.

IV. A resposta aos quesitos deve ser telegráfica e pode trazer elementos não apresentados no item discussão.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • I - CERTO - são as partes dos documentos médico-legais. Alguns autores incluem ainda a ASSINATURA, mas são minoritários.

     

    II - CERTO - a parte mais importante do relatório médico-legal. Por isso, é necessário que se exponham todas as particularidades que a lesão apresenta, não devendo ser referida apenas de forma nominal, como, por exemplo, ferida contusa, ferida de corte, queimadura, marca elétrica, entre outras. Devem-se deixar para a última parte do documento: respostas aos quesitos, a referência ao meio ou o tipo de ação que provocou a ofensa. Citar nominalmente uma lesão é o mesmo que diagnosticá-la. Omitir suas características é uma maneira de privar de uma ideia pessoal quem vai analisar o laudo e tirar-lhe a oportunidade de se convencer do aspecto real e da natureza da lesão. É necessário afirmar justificando, mencionar interpretando, descrever valorizando e relatar esmiuçando. Não se está mais na época do “é porque deve ser”, nem se pode admitir que alguém venha simplesmente a se escudar por trás de uma autoridade capaz de lhe dar condições de se fazer sempre acreditar. Assim, a descrição deve ser completa, minuciosa, metódica e objetiva, não chegando jamais ao terreno das hipóteses.

     

    III - ERRADOCompreende-se nesta parte a síntese diagnóstica redigida com clareza, disposta ordenadamente, deduzida pela descrição e pela discussão. É a análise sumária daquilo que os peritos puderam concluir após o exame minucioso.

     

    IV - ERRADOnão pode trazer elementos que não foram discutidos.

     

    GABARITO: LETRA C

     

    FONTE: FRANÇA, 2015.

  • Elementos de um relatório médico-legal: Preâmbulo, Quesitos, Histórico, Descrição, Discussão, Conclusão, Resposta aos quesitos – 7 (Minemônico: Porra Q. Historia D. Do CaRalho).